Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Buenos Aires expande rede cicloviária para avenidas principais em resposta à Covid-19

Buenos Aires é uma das cidades experimentando mudanças substanciais durante a pandemia. Antes da Covid-19, a capital argentina havia implementado a maior parte de sua rede cicloviária em vias locais e coletoras. Porém, como o continue lendo…

Leia mais

Pedestres na ciclovia e a regra do mais forte zelar pelo mais fraco na rua

A cena é comum nas grandes cidades brasileiras: ciclistas e pedestres dividem o mesmo espaço em ciclovias e ciclofaixas. Todos sabemos que esse espaço é, como o próprio nome diz, destinado às bicicletas. Algumas regras, continue lendo…

Leia mais

Belém pode ser a nova capital nacional das bicicletas

O prefeito eleito de Belém do Pará, Edmilson Rodrigues (PSOL), quer transformar a cidade na capital nacional do ciclismo. Durante a gestão de Zenaldo Coutinho (PSDB), algumas medidas foram tomadas para incentivar o uso do continue lendo…

Leia mais

Ministério Público cobra informações da CEB sobre iluminação de ciclovias

Ciclistas registraram a dificuldade de pedalar à noite. Em Ceilândia, há também um outro problema: um estacionamento no meio da ciclovia. Após a reportagem, a Secretaria de Mobilidade respondeu que já fez um levantamento desse continue lendo…

Leia mais

Quanto menor a renda, maior a distância entre a população e as ciclovias

A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente, barato e rápido para acessar direitos como saúde e educação, aponta o Projeto Acesso a Oportunidades, coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar disso, pedalar continue lendo…

Leia mais

Estacionamento seguro para bicicletas é aposta de startup em São Paulo

O empresário Daniel da Silva resolveu criar um serviço de estacionamento de bike: “Toda ideia da startup surgiu de uma necessidade pessoal. Durante minha atividade diária, minha dificuldade era encontrar um lugar seguro para estacionar continue lendo…

Leia mais

Mulheres pedalando – Sinônimo de cidade ciclável

Mas a Comunidade Científica Americana tem uma base interessante para definir uma cidade ciclável: a quantidade de mulheres pedalando. Isso se deve ao fato das mulheres, em geral, não correrem tantos riscos quanto os homens. continue lendo…

Leia mais

Estados Unidos de costa a costa: nova ciclovia com 6000 km percorre 12 estados

A trilha multiuso vai de Washington DC, no leste, até ao estado de Washington, na costa do Pacífico. Lançada em maio de 2019, a rota conectará mais de 145 caminhos existentes. Até agora, mais de continue lendo…

Leia mais

Projeto exige que prefeituras fixem percentual mínimo de ciclovias e ciclofaixas nas cidades

O Projeto de Lei 5367/20 exige que planos e obras de construção, ampliação ou adequação de vias urbanas definam um percentual mínimo de ciclovias ou ciclofaixas nas cidades. O texto, que tramita na Câmara dos continue lendo…

Leia mais

Prefeito Edmilson Rodrigues promete ‘fazer de Belém a capital nacional das bicicletas’

Além disso, o prefeito recém-eleito promete dedicar grandes recursos – incluindo, provavelmente, seus conhecimentos de arquitetura – para transformar a cidade na capital nacional das bicicletas. “Vamos fazer de Belém a capital nacional das bicicletas, no continue lendo…

Leia mais
1 29 30 31 32 33 43