Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

“Pandemia aumenta demanda por bicicletas e ciclofaixas”

“A necessidade do distanciamento social e a aversão aos transportes públicos durante a pandemia de Covid-19 favoreceram um dos meios de transporte mais baratos e sustentáveis da atualidade: a bicicleta. Cientes da necessidade da população de continue lendo…

Leia mais

“Ciclismo: a ascensão do esporte que virou estilo de vida mesmo na pandemia”

” “Quando iniciei no ciclismo eu estava com 110 kg, levava uma vida sedentária, fumava e tinha problemas de hipertensão. Depois da bike, comecei a reduzir peso, melhorar minha qualidade de vida e fui ganhando gosto. continue lendo…

Leia mais

“Licitação para implantar rede cicloviária em todas as zonas de Teresina é preparada”

“Serão implantados em Teresina 23 quilômetros de ciclovias em vários pontos, interligando as vias já existentes para permitir que toda a cidade seja percorrida de bicicleta. O projeto foi concluído pela Semplan (Secretaria Municipal de continue lendo…

Leia mais

“”Ciclovias corona” da Europa poupam US$ 3 bi por ano em saúde”

“As “ciclovias corona”, instaladas emergencialmente em muitas cidades europeias, trarão ganhos de US $ 3 bilhões por ano em investimentos para a saúde, revela um novo estudo de pesquisadores alemães. Usando dados históricos de contadores de continue lendo…

Leia mais

“Dia do ciclista: racismo estrutural está presente até na construção de ciclovias, diz especialista”

“Em entrevista ao Canal Bike no Ar TV, a arquiteta do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Kelly Fernandes afirma que o racismo estrutural está presente em todas as nossas relações, sejam elas quais forem. “Principalmente continue lendo…

Leia mais

“Ponta Grossa inicia obras em ciclovia de 17 quilômetros até Itaiacoca”

“As obras de construção de ciclovia ligando o Bairro Uvaranas ao Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, iniciaram nesta semana. A informação foi divulgada pelo prefeito Marcelo Rangel, na manhã desta sexta-feira (14), durante seu continue lendo…

Leia mais

“DER-DF entrega ciclovia da DF-459”

“Os ciclistas que pedalam pela DF-459, via que liga Ceilândia a Samambaia, agora contam com uma faixa exclusiva de 2,6 km de extensão novinha. A construção da ciclovia, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem continue lendo…

Leia mais

“Você sabe o que é ciclorrota? Vitória vai ter 11 km dessas pistas”

“O município de Vitória vai ganhar mais seis quilômetros de ciclorrota até o fim do ano, totalizando 11 km deste tipo de via na capital. A ciclorrota consiste na destinação de uma rua inteira para continue lendo…

Leia mais

“Saiba a diferença entre ciclofaixa, ciclovia, ciclorrota e espaço compartilhado”

“Quem frequenta as ruas de Fortaleza convive, cada vez mais, com ciclistas. Dados preliminares divulgados pela Prefeitura mostraram que, desde 2016, os deslocamentos na Capital por meio do modal cresceram 70%. O que causa confusão, até mesmo continue lendo…

Leia mais

“Umuarama terá mais trechos com ciclovias nas principais avenidas do município”

“Iniciada há poucos dias, a ciclovia na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca já começa a ganhar os primeiros trechos de calçamento em concreto, exibindo os contornos desta obra – a primeira do gênero na continue lendo…

Leia mais
1 32 33 34 35 36 43