Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Mapa do sistema cicloviário de Florianópolis quase dobrou em três anos

Aos poucos, o mapa cicloviário da Capital vai ganhando novos contornos. Na última semana, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a realização de obras estruturais que ofertarão mais alguns quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas. Nos continue lendo…

Leia mais

Malha cicloviária segue em lento crescimento nas cidades brasileiras

A capital brasileira com a maior malha cicloviária é São Paulo: 498,3 km. Em seguida, vêm Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador. Na parte de baixo dessa tabela, encontramos Macapá, com apenas 11 km, continue lendo…

Leia mais

Proteger o ciclista

A despeito do quadro negativo, ao menos a situação vem melhorando ao longo dos últimos anos –muito em razão da pressão de associações civis dedicadas ao tema, reconheça-se. A maior parte dos avanços ocorreu na continue lendo…

Leia mais

As ciclovias e o senso de compartilhamento do espaço nas ruas

É muito comum na rotina dos ciclistas: um pedestre distraído caminha lentamente na ciclovia, forçando, involuntariamente, uma diminuição de velocidade e atenção redobrada para uma ultrapassagem pelo lado esquerdo. Já escrevi sobre isso aqui nesta continue lendo…

Leia mais

Ciclistas enfrentam dificuldades para utilizar vias exclusivas

Lixos, entulhos, pedestres e carros. Esses são alguns dos obstáculos que os ciclistas têm que desviar durante a utilização das vias exclusivas para bicicletas. O espaço dedicado àqueles que preferem circular pela cidade ao ar continue lendo…

Leia mais

Ciclovias representam apenas 1% da malha viária das capitais no país (2014)

Levantamento mostra que as cidades têm 1.118 km exclusivos para bikes. Só Boa Vista, RR, não tem nenhuma ciclovia implantada. Em meio à crescente frota de automóveis nas grandes cidades do país, as bicicletas lutam continue lendo…

Leia mais

Malha cicloviária das capitais cresce 133% em 4 anos e já passa de 3 mil quilômetros (2018)

São 3.291 km de vias destinadas aos ciclistas; em 2014, eram 1.414 km. Ainda assim, elas correspondem a apenas 3,1% da malha viária total das cidades. As capitais do país já contam com 3.291 km continue lendo…

Leia mais

Em 3 anos, malha cicloviária mais que dobra de tamanho nas capitais do país (2017)

São 2.934 km de vias destinadas aos ciclistas; em 2014, eram 1.414 km. Ainda assim, elas correspondem a apenas 2,7% da malha viária total das cidades. Em três anos, a malha cicloviária das capitais do continue lendo…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade

Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina continue lendo…

Leia mais

Ciclistas pedem obras cicloviárias em rodovias

Integrantes da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Associação CicloIguaçu), em Curitiba, pedem para que as novas concessões de pedágio, que devem entrar em operação no fim do ano que vem, incluam obras cicloviárias para melhorar continue lendo…

Leia mais
1 30 31 32 33 34 43