| | |

No Brasil, proporção de mulheres pedalando com bicicletas compartilhadas é seis vezes maior que entre ciclistas em geral

Com o grande crescimento do uso das bicicletas nas cidades, a Tembici reuniu  em um grande estudo informações sobre bicicletas compartilhadas, bem como os impactos sociais e ambientais envolvidos nesses sistemas. Com aproximadamente 5.700 respondentes, um dado de destaque é sobre a diversidade de quem pedala. No Brasil, por exemplo, cerca de 7% das pessoas que usam bicicletas são mulheres, já quando analisado os sistemas de bicicletas compartilhadas, elas representam 40%.

Quando falamos em democratizar o acesso às bicicletas, temos diversos desafios com relação ao incentivo do uso de micro modais, e quando trazemos as mulheres para o centro da discussão, eles se tornam ainda maiores. Em um país em que mais de 50% da população é composta por mulheres, elas não chegam a representar 10% do percentual de quem pedala, entre ciclistas de modo geral, em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Com isso, a informação sobre essa adesão ao sistema de bicis compartilhadas chama ainda mais atenção.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *