Gênero

É necessário consolidar a abordagem de gênero nos estudos e práticas a respeito da ciclomobilidade. Há uma compreensão de que, assim como outras relações sociais de poder, as relações de gênero influem diretamente sobre a mobilidade urbana e, consequentemente, sobre o direito à cidade.


GÊNERO NO CICLOATIVISMO

Diversas organizações da sociedade civil que promovem a ciclomobilidade possuem abordagens específicas e estruturas executivas e administrativas dedicadas a gênero.

ORGANIZAÇÕES CICLOATIVISTAS DE MULHERES

Ciclanas

Coletivo de mulheres de bicicleta no trânsito de Fortaleza

Pedala, Mana

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

Pedal das Minas São Luís

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE GÊNERO

Bike Anjas

As Bike Anjas são um grupo de mulheres integrantes da Rede Bike Anjo, que surgiu em 2015 pela necessidade de engajar e mobilizar mais mulheres, tanto anjas como aprendizes, nas atividades da rede, estimulando o uso da bicicleta como modo de transporte em suas cidades. Existem grupos locais de Bike Anjas nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Recife/PE, São Luís/MA e São Paulo/SP. Clique aqui para mais informações

Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

A Ciclocidade é uma associação que promove a ciclomobilidade na cidade de São Paulo. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero

UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB é uma associação que congrega pessoas físicas e instituições de ciclomobilidade. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero e seu Estatuto determina que sua estrutura administrativa deve ter, no mínimo, 50% de mulheres

AÇÕES E INICIATIVAS DE MULHERES

100gurias100medo

Evento de mulheres com o objetivo de mostrar que as ciclistas do Brasil estão unidas em prol de um país com mais qualidade na mobilidade e respeito para as mulheres (cis e não cis).


CONTEÚDO SOBRE GÊNERO E MULHER NO OBSERVABICI

Os temas Gênero e Mulher constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Bicicleta é importante para a mulher, mas há dificuldades para seu uso

Pedalar pode ser um desafio para as mulheres, mas isso não tem a ver com capacidade física ou habilidade. Descubra quais as dificuldades e o que é preciso mudar. O Dia Internacional da Mulher, celebrado continue lendo…

Leia mais

Essas mulheres mudaram o ciclismo para sempre

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. É um excelente momento para refletirmos sobre os progressos realizados na sociedade e também pensarmos o quanto ainda podemos e devemos evoluir para continue lendo…

Leia mais

#8M e a mobilidade urbana por bicicleta – Bike Anjas

No dia 8 de Março, as Bike Anjas, mulheres da rede Bike Anjo, relembram um pouco da sua história e também trazem alguns dados sobre a importância de falar das mulheres também na mobilidade urbana continue lendo…

Leia mais

No Brasil, proporção de mulheres pedalando com bicicletas compartilhadas é seis vezes maior que entre ciclistas em geral

Com o grande crescimento do uso das bicicletas nas cidades, a Tembici reuniu  em um grande estudo informações sobre bicicletas compartilhadas, bem como os impactos sociais e ambientais envolvidos nesses sistemas. Com aproximadamente 5.700 respondentes, continue lendo…

Leia mais

Palestra discute o papel da mulher ciclista na mobilidade urbana

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta quarta-feira (08/03), às 14 horas, a palestra “A Mulher como Ciclista Urbana”, que será ministrada por Cláudia Franco, fundadora da Escola de Pilotagem de Bicicleta CicloFemini. A continue lendo…

Leia mais

Objetivos a serem alcançados pelo setor de bicicletas no Dia Internacional da Mulher

Aproveitando o 8 de março, diversas organizações do setor da bicicleta na Europa se uniram para fortalecer a participação feminina. Chamada de “Women in Cycling” (Mulheres no Ciclismo) a iniciativa busca contribuir para que as continue lendo…

Leia mais

Com mais ciclovias, mulheres pedalariam muito mais

Pesquisa reforça que um dos maiores incentivos para que elas pedalem é a presença de estrutura cicloviária. Já mostramos aqui no Vá de Bike os principais motivos que ainda afastam as mulheres do uso cotidiano continue lendo…

Leia mais

Marchas do Dia da Mulher no mundo lembram retrocessos no Irã e no Afeganistão

O ano passado foi marcado por uma séries de retrocessos no que se refere aos direitos das mulheres pelo mundo. Nos Estados Unidos, a Suprema Corte revogou o direito ao aborto depois de quase cinco continue lendo…

Leia mais

Mulheres no pedal: a modalidade que vem transformando vidas femininas no Centro-Oeste de Minas

A paixão pelas bikes não é novidade no Centro-Oeste de Minas. Muito mais que esporte, a bicicleta ganhou espaço em diversos cenários como saúde, lazer e mobilidade. A bicicleta é um meio de locomoção tão continue lendo…

Leia mais

Mobilidade urbana das mulheres e o papel da bicicleta compartilhada

Por Marina Pereira S. G. da Silva. Falar da mobilidade das mulheres é falar sobre um olhar atento às diferenças. Para isso é importante partir de duas questões. A primeira, é o fato de que continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 9