Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Associação Chopinzinhense de Ciclismo lança projeto “Trânsito Legal”

Com a constante evolução do Ciclismo Nacional, Estadual e Regional a Associação Chopinzinhense de Ciclismo – AChoc, cumprindo seu Estatuto Social, representando seus associados e demais ciclistas, lançou na tarde de quinta-feira (05), o projeto continue lendo…

Leia mais

‘Pedalar é suave’: livro digital em homenagem a Raul Aragão ensina valores do ciclismo para crianças

A ONG Rodas da Paz lança, nesta quinta-feira (24), o livro digital “Pedalar é Suave”. A obra, voltada para o público infantil, ensina práticas de segurança e valores do ciclismo, em uma sociedade sustentável. O personagem continue lendo…

Leia mais

No Recife, ciclistas pilotaram carros de bambu no Dia Mundial Sem Carro

Na terça-feira (22/9), ciclistas se reuniram no estacionamento da Rua da Aurora para a realização do ato de conscientização Carros de Bambu. A ação, organizada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife – Ameciclo, consistiu continue lendo…

Leia mais

Contran detalha como devem ser campanhas de educação no trânsito em 2020

O Governo Federal publicou nesta quarta-feira (9) a resolução que referenda a portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 194, de 6 de agosto de 2020, estabelecendo a mensagem, os temas e o cronograma continue lendo…

Leia mais

Mestre em educação, venezuelano recomeça vida em São Paulo

Há um mês e meio em São Paulo, o venezuelano Gustavo Moncada Guédez esboça em um pedaço de papel o mapa de seu país para explicar a extração de recursos minerais destinados, segundo ele, à China. O continue lendo…

Leia mais

“Incentivo, obras e educação no trânsito: ciclistas de Prudente se organizam em busca de avanços”

“Um dos esportes mais praticados na região de Presidente Prudente, o ciclismo agora conta com uma associação. Com poucos dias de “vida”, o grupo dá os primeiros passos com os objetivos de incentivar a adesão continue lendo…

Leia mais

“Guia orienta sobre a prática segura do ciclismo durante a pandemia”

” [em resguardo aos direitos autorais, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original].” ______ PUBLICAÇÃO ORIGINAL Veículo: Diário Digital Data de publicação original: 17/08/2020 Endereço: continue lendo…

Leia mais

“S. Bárbara lança campanha educativa para segurança de ciclistas”

“Orientar os ciclistas e garantir a segurança. Com este objetivo, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), em parceria com o Pedala SBO lançam uma continue lendo…

Leia mais

“Uso da bicicleta nas escolas ‘cria afetos’ e tem ‘efeito anti-bullying'”

“Para assinalar o Dia Mundial da Bicicleta, que se celebra a 3 de junho, a empresa aveirense Nuno Zamaro Indústrias divulga um grande trabalho de investigação sobre este modo de transporte sustentável. Realizado nos últimos continue lendo…

Leia mais

“MEC inicia compra de mais de 7,6 mil bicicletas escolares”

” O MEC (Ministério da Educação) e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) iniciaram um processo de compra de 7.636 bicicletas escolares. As últimas atas para aquisição desse tipo de veículo foram publicadas em continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10