Ciência e pesquisa

A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.

O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.

O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.

O ObservaBici é colaborativo – qualquer visitante pode inserir conteúdo – e as publicações e informações podem ser inseridas na página Insira ou diretamente na respectiva seção de interesse.

O ObservaBici também colabora com pesquisas em fase de coletas de dados, divulgando-as no seu portal e nas redes sociais. Para solicitar a divulgação, acesse a página Divulgação de pesquisas.


Monitoramento de pesquisas do ObservaBici


Divulgue sua pesquisa no ObservaBici

Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.


Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici

O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Inscreva-se no Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap 2021

O que é o Desafio Itaú-Cebrap O Desafio Itaú-Cebrap é uma iniciativa de fomento à produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil e apoiará a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Panorama do ciclismo de estrada na Região Metropolitana de Florianópolis”

Finalidade da pesquisa Pesquisa para a Dissertação de Mestrado vinculada ao Núcleo de Ecologia Humana e Sociologia da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina.     Descrição da continue lendo…

Leia mais

1 ano de pandemia: o que mudou na forma de se deslocar?

Mais de um ano se passou desde que a pandemia impôs ao mundo uma nova rotina e um protocolo de cuidados atípico. Um levantamento do NZN Intelligence, em parceria com o Estadão Summit Mobilidade Urbana, continue lendo…

Leia mais

Infográfico: Pandemia e a Mobilidade Urbana

No Brasil 45,3% das pessoas mudaram a forma de se deslocar desde  um ano atrás, quando a pandemia impôs ao mundo uma nova rotina e um protocolo de cuidados atípico. É o que mostra o continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa Bike-Barometer 2020

Objetivo e descrição da pesquisa O objetivo da pesquisa é investigar fatores e fenômenos emergentes que estão colocando em risco a segurança e bem estar dos ciclistas urbanos. A pesquisa aborda hábitos, comportamentos e percepções continue lendo…

Leia mais

Chamada para artigos – Pesquisa sobre mobilidade na América Central e do Sul

Os estudos sobre mobilidade são realizados e publicados em vários idiomas. Contudo, o inglês é a língua dominante de fóruns internacionais e de publicações acadêmicas de prestígio – reflexo de uma profunda desigualdade nas práticas continue lendo…

Leia mais

Ciclismo de estrada quer mais espaços de treino, mais segurança pública e mais segurança viária

Após pesquisa com mais de 3 mil ciclistas da Grande São Paulo, entidades e empresas propõem a criação de espaços conhecidos como Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCCs). Mais de 60% das pessoas continue lendo…

Leia mais

Pesquisa busca subsídios para elaboração da Estratégia Nacional da Promoção da Mobilidade por Bicicleta

Em parceria com diversas instituições, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está promovendo a Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta. O objetivo é coletar subsídios para a elaboração da Estratégia Nacional de Promoção continue lendo…

Leia mais

Ciclismo de estrada mostra sua força e pede urgência na ampliação de espaços para treino

Está surgindo em São Paulo uma união envolvendo entidades sociais, assessorias esportivas, atletas e triatletas para ampliar espaços para treino de ciclismo de estrada na Grande São Paulo. O primeiro passo do grupo foi organizar continue lendo…

Leia mais

Prefeitura de Porto Velho faz pesquisa para traçar perfil do ciclista e identificar demandas

Uma pesquisa que está sendo realizada por meio virtual pela Prefeitura de Porto Velho vai contribuir para que seja traçado o perfil do ciclista local e identificar as suas necessidades. As informações também servirão como continue lendo…

Leia mais
1 13 14 15 16 17 22