Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Eventos de ciclismo destacam e fortalecem destinos turísticos do Piauí

Neste sábado, 19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, prática que tem movimentado o turismo esportivo no Piauí e fortalecido os destinos com a realização de eventos voltados para o segmento. E continue lendo…

Leia mais

Mobilização por superciclovia quer criar nova rota de cicloturismo em SC

Mobilização em Joinville e região quer ampliar a ciclovia prevista na duplicação da BR-280 e criar rota de cicloturismo, além da utilização para o deslocamento local de ciclistas. Houve reunião sobre o tema no DNIT continue lendo…

Leia mais

Vila Velha oferece desconto especial para o cicloturismo

Para incentivar a prática do Cicloturismo em ambiente saudável e seguro, o Parque Estadual de Vila Velha, oferece no próximo sábado, dia 19 de agosto, um desconto especial para os amantes de bicicletas. “Os ciclistas continue lendo…

Leia mais

As elétricas já são 14% da produção de bikes na Itália e cicloturismo movimenta 3,4 bilhões de euros no país

Na terceira edição do Ecosistema della Bicicletta, o banco italiano Ifis apresenta um estudo sobre o setor no país com foco em dois pontos: o cicloturismo e as bikes elétricas. No geral, o relatório aponta continue lendo…

Leia mais

Região Serrana vai ganhar circuito de cicloturismo

Cercada por unidades de conservação ambiental, que se mesclam a ambientes bucólicos e grandes extensões de lavouras, a Região Serrana do Rio de Janeiro atrai frequentemente milhares de pessoas interessadas em um estilo de vida continue lendo…

Leia mais

Circuito Mata Atlântica: Cotia ganha trecho de cicloturismo regional

Na manhã de sábado (12 de agosto), dezenas de ciclistas de Cotia e de cidades vizinhas participaram da inauguração de parte do trecho de Cotia do Circuito Mata Atlântica que passa pelas cidades integrantes do continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo terá plano municipal em Niterói

O prefeito Axel Grael assinou na sexta-feira (21) a ordem de início para elaboração do plano municipal de cicloturismo de Niterói. A partir da elaboração de estudos e projetos serão implantadas nova comunicação e divulgação continue lendo…

Leia mais

Sonho de megaciclofaixa turística atravessando litoral de SP avança

O projeto de uma rota unificada de cicloturismo interligando toda a Baixada Santista pode sair do papel em breve, afirmam autoridades ligadas ao setor turístico da região. Objetivo dos organizadores é  o lançamento do produto continue lendo…

Leia mais

Araçoiaba da Serra inaugura duas rotas para o cicloturismo

As duas Ciclorrotas Agro de Araçoiaba da Serra, inauguradas ontem (8), visam incentivar o turismo, beneficiar os produtores rurais e movimentar a economia local. A solenidade de lançamento ocorreu na praça Coronel Almeida. Após o continue lendo…

Leia mais

Inauguração da Ciclorrota Mata Atlântica em Vargem Grande Paulista: Conectando Belezas Naturais e Turismo Regional

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista inaugurou um trecho de 24 km da Ciclorrota Mata Atlântica, no último domingo (25/6). Mais de 250 ciclistas da cidade e região participaram do evento e puderam desfrutar das continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 28