Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Ministério lança edital para fortalecimento do cicloturismo no país

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) quer firmar parcerias com estados, municípios e o Distrito Federal para o aperfeiçoamento do cicloturismo no país. A pasta lançou na quarta-feira (17) o edital continue lendo…

Leia mais

Governo do Rio de Janeiro decreta trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca como parte do Circuito de Ciclismo de Montanha do Estado

Algumas das trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca foram oficializadas como parte do Plano de Manejo e do Circuito de Ciclismo de Montanhas do Estado. Uma decisão que visa promover a conservação ambiental e continue lendo…

Leia mais

Berço de belezas naturais, Cocal do Sul inaugura rota de cicloturismo

Cocal do Sul é um município que está inserido na região carbonífera, com mais de 17 mil habitantes. Destaca-se pelas belezas naturais, principalmente presentes no interior, em locais nem tão conhecidos pelos que passam pela continue lendo…

Leia mais

Governo de Santa Catarina firma acordo para a implantação das Rotas Cênicas SC

A Secretaria Estadual de Turismo de Santa Catarina assinou acordo de cooperação técnica com a empresa Biosphera Ambiental, especializada no planejamento dessas estruturas em rodovias brasileiras, para o planejamento e elaboração do projeto “Rotas Cênicas continue lendo…

Leia mais

Clube de Cicloturismo: 22 anos de pioneirismo no debate e implementação de circuitos

Eliana Garcia e Rodrigo Telles, fundadores do Clube de Cicloturismo, falam sobre como tudo começou. No mês passado, Timbó (SC) foi declarada a capital nacional do Cicloturismo. A cidade, localizada na região médio vale do continue lendo…

Leia mais

Com 387 km e paisagens de tirar o fôlego, Circuito dos Cânions Paulista é o mais novo destino de cicloturismo no interior de São Paulo

Integrando sete municípios em um rota circular, o Circuito dos Cânions Paulista oferece atrações como cachoeiras, vivências culturais e vistas deslumbrantes do alto de suas serras No feriado de 7 de setembro foi inaugurado oficialmente continue lendo…

Leia mais

Rota experimental do Circuito Vale do Rio Chapecó de Cicloturismo é lançada

O Sicom promove rota experimental do Circuito Vale do Rio Chapecó de Cicloturismo, lançada em evento realizado em Quilombo, na noite do dia 31 de agosto. Essa rota está programada para ocorrer nos dias 14 continue lendo…

Leia mais

Timbó é declarada a Capital Nacional do Cicloturismo

A cidade é o ponto de partida e chegada do Vale Europeu, que é o primeiro circuito de cicloturismo sinalizado no país. Timbó, cidade localizada a 170 km de Florianópolis (SC), acaba de ser declarada continue lendo…

Leia mais

Tremembé lança novo Circuito de Cicloturismo

O trajeto que recebe o nome de Piraquara foi inaugurado durante o evento Bike Festa, neste sábado (19). O sábado, 19 de agosto – dia do ciclista, teve uma ação especial em Tremembé. A primeira continue lendo…

Leia mais

Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife passa a oferecer rota até Olinda

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer,  desenvolveu uma nova rota para conectar Recife e Olinda no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer. O trajeto abrange as avenidas Cruz continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 28