Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Aliança Bike e Governo Federal realizam estudos para criar normas de sinalização para trilhas de ciclismo

Para esta realização, a associação e o governo reuniram um grupo de especialistas para conduzir os trabalhos a partir de encontros técnicos, que envolvem diretamente o Ministério do Turismo, do Meio Ambiente e Mudança do continue lendo…

Leia mais

Atrizes de Joinville percorrem 700 km de bicicleta pelo litoral de SC para criar peça de teatro

As atrizes Angela Finardi e Prika Lourenço, de Joinville, no Norte de Santa Catarina, percorreram 700 km de bicicleta pelo litoral catarinense para criar uma peça de teatro. A dupla joinvilense realizou o trajeto em continue lendo…

Leia mais

Aprovado projeto que institui a Rota do Cicloturismo: Cascatas e Montanhas

  Reunidos na manhã desta quarta-feira (14), os deputados da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa aprovaram o projeto de lei (PL) 449/2021, que institui a Rota do Cicloturismo “Circuito continue lendo…

Leia mais

O cicloturismo criativo e a autenticidade do destino turístico

Por Regina Amorim. Os destinos turísticos, que buscam as melhores estratégias de posicionamento e inteligência de mercado é o melhor cenário para os negócios do turismo. O planejamento é uma das etapas determinantes para a continue lendo…

Leia mais

Circuito de Cicloturismo Caminhos da Fronteira é apresentado no 4° Edesc

O Circuito Caminhos da Fronteira, que compreende a região da Ameosc, foi representado por Vanduir Matias Deters da Natur Cicloturismo. Ele avalia o evento como muito positivo pela riqueza do debate e comemora a inserção continue lendo…

Leia mais

Circuito das Araucárias completa 10 anos e cria monumento em homenagem aos ciclistas

O Circuito das Araucárias, uma rota de cicloturismo localizada na região do Planalto Norte de Santa Catarina, está completando 10 anos. Quem pedala e quem entende o poder do cicloturismo tem muitas razões para comemorar. continue lendo…

Leia mais

Publicada a lei que incentiva o cicloturismo em Rondônia

O cicloturismo é uma modalidade, um segmento do turismo, que possibilita o uso da bicicleta como forma de lazer e de mobilidade. Com ou sem roteiro, os adeptos podem realizar viagens curtas ou longas a continue lendo…

Leia mais

São Vicente é reconhecida como um dos principais destinos de cicloturismo do Estado

A Primeira Cidade do Brasil foi reconhecida como um dos principais destinos de cicloturismo do Estado, por meio de publicação no Guia Temático de Cicloturismo, tendo como grandes atrativos o fato do Município se tratar continue lendo…

Leia mais

Navegantes lança rotas de cicloturismo

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Turismo, anuncia o lançamento de três roteiros voltados ao cicloturismo no município. Os trajetos foram desenvolvidos pela equipe técnica do Portal Nacional dos Cicloviajantes (Cicloaventureiro) e continue lendo…

Leia mais

Chamada para mapeamento de destinos brasileiros de cicloturismo

O Observatório do Cicloturismo, em parceria com a Aliança Bike e a Rede Trilhas, está realizando a atualização do mapeamento de destinos brasileiros de cicloturismo. A ideia é entender como a atividade evoluiu no país continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 28