Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Cicloturismo e meio ambiente

O cicloturismo como motor do desenvolvimento sustentável do meio rural e da conservação da natureza, escreve Marcos Bosquetti. Andar de bicicleta é uma forma de transporte ativo, esporte, condicionamento físico e recreação. A bicicleta é continue lendo…

Leia mais

São Bento do Sul terá monumento do Cicloturismo

Nesta terça-feira (21) ocorreu a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal Quiriri. O encontro contou com a presença da Presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, prefeita de Campo Alegre, Alice Bayerl Grosskopf, do prefeito de São continue lendo…

Leia mais

Pedalando pelo mundo: ciclistas apostam na força do pedal para inspirar mudanças pró-clima

Desde que a preocupação com o meio ambiente ficou sob holofotes do mundo, um meio de transporte ganhou notoriedade: as bicicletas. Ecológicas e economicamente acessíveis, elas se tornaram símbolo de resistência e mobilidade sustentável. Não continue lendo…

Leia mais

Ciclorrota Costa Oeste ligará mais de 100 cidades em SP

A Ciclorrota Costa Oeste é um projeto ambicioso, que tem como objetivo conectar mais de 100 municípios no estado de São Paulo por meio de ciclovias e rotas cicláveis. Com isso, serão estimuladas as viagens continue lendo…

Leia mais

A grande viagem: uma odisseia de bike

Marcou época, e firmou-se na memória, uma viagem de bicicleta que um santa-cruzense realizou ainda na década de 1990 atravessando todo o continente americano, até Los Angeles, nos Estados Unidos. Mesmo que, naquele período, a continue lendo…

Leia mais

Descubra Porto Alegre de bike: conheça os pontos turísticos mais acessíveis

Se você é um ciclista apaixonado ou apenas procura uma forma mais sustentável de conhecer Porto Alegre, você vai adorar saber que a cidade oferece bicicletários e ciclovias para tornar esse objetivo possível. Uma dica continue lendo…

Leia mais

Udesc terá apoio de associação de municípios para sinalizar rota de cicloturismo no Oeste de SC

O programa de extensão Velho Oeste, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá apoio da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) para instalar placas de sinalização ao longo da rota de cicloturismo continue lendo…

Leia mais

Minas Gerais expande cicloturismo com nova rota na Zona da Mata

A partir do dia 10 de março, os ciclistas que passarem por Minas terão um novo caminho para percorrer. Trata-se da Rota Turística Humaitá de Minas, que possui um percurso de 120 km com trilhas continue lendo…

Leia mais

Ascurra (SC) investe no turismo e estrutura circuito para ciclismo

Uma parceria entre a prefeitura de Ascurra e o Sebrae/SC está desenvolvendo um roteiro voltado para o ciclismo e caminhadas no município. O objetivo do circuito é valorizar a identidade cultural e natural do local, continue lendo…

Leia mais

Videira: Prefeitura realiza o Lançamento do Circuito Caminhos do Vale de Cicloturismo

No domingo (26), a Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, realizará o Lançamento do Circuito Caminhos do Vale de Cicloturismo. O evento integra a programação do aniversário de Videira e continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 28