Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

“Infraestrutura ciclística – Porque quem não anda de bicicleta devia apoiar”

“Em 1950, a população brasileira era de 52 milhões, e a maioria vivia na zona rural. A estimativa do IBGE é que, em 2013, a população brasileira ultrapassou 200 milhões, com cerca de 85% residindo continue lendo…

Leia mais

“Ciclovia que acompanha trilhos da linha férrea é aprovada em Marília (SP)”

“A Prefeitura de Marília, localizada a oeste do estado, obteve autorização da empresa Rumo Logística, concessionária responsável pela malha paulista de ferrovias, para o projeto de construção de uma ciclovia paralela aos trilhos da linha continue lendo…

Leia mais

“Pela apropriação das cidades no pós-pandemia”

“A cidade que urge” é o manifesto da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), que assim como outras entidades defensoras da mobilidade ativa no País, têm soltado comunicados para tentar ajudar na reorganização da continue lendo…

Leia mais

“Como retornar à vida em comunidade no mundo pós-pandemia?”

“Ficar em casa tem provocado, segundo pesquisadores, uma redução nos níveis de poluição, e esse número é maior que as mortes provocadas pelo coronavírus. Imagens dos canais de Veneza sem poluição e de animais voltando a lugares antes ocupados pelos continue lendo…

Leia mais

“Cómo el virus va a mutar nuestras ciudades”

“La cuarentena ha hecho emerger una ciudad nueva y más agradable: sin contaminación, sin ruido, donde se redescubre el barrio y el vecino, se valoran las tiendas cercanas, podemos teletrabajar. Pero muchas personas han sufrido continue lendo…

Leia mais

“Com urbanismo tático, cidades enfrentam a Covid-19 priorizando pedestres e ciclistas”

“Ciclovias criadas da noite para o dia, vias convertidas em zonas calmas, calçadas estendidas às pressas – tudo para acomodar a necessidade de mobilidade urbana em um cenário de pandemia. A Covid-19 tem gerado grandes intervenções urbanas, continue lendo…

Leia mais

“Plano cicloviário de Campinas terá menos da metade das vias previstas”

“O plano cicloviário de Campinas vai chegar ao ano de 2020 com apenas 40% da meta cumprida, ou seja, apenas 37 quilômetros dos 74 projetados. As ciclovias de Campinas não têm conexões entre si e continue lendo…

Leia mais

“No ‘novo normal’, a bicicleta e o andar a pé fazem parte da cidade”

“Com o pico da pandemia já lá atrás na curva, a Europa afectada pelo Covid-19 começa a pensar no regresso à normalidade ou, pelo menos, a uma nova normalidade. São vários os países que, com continue lendo…

Leia mais

“Como a bicicleta conquistará as cidades após o coronavírus “

“A crise do Covid-19 ou Coronavírus tem gerado mudanças em todo o mundo. Provavelmente muitos dos nossos hábitos devem ser impactados daqui para frente. E isso diz respeito inclusive às questões de mobilidade. Considerando-se o continue lendo…

Leia mais

“Enquanto os impactos do novo coronavírus aumentam, a micromobilidade preenche espaços”

“Com uma pandemia global interferindo diariamente na rotina das pessoas, muitas coisas estão mudando – inclusive a maneira como estamos nos deslocando. Com o objetivo de ajudar as cidades a definirem suas infraestruturas e fortalecer continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12