Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Muitos empregos podem ser gerados com ciclovias, faixas de ônibus e calçadas recuperadas

O impacto do transporte motorizado, coletivo ou individual, sobre o clima já era conhecido. Movidos a combustíveis fósseis, eles respondem por quase um quarto das emissões brasileiras do setor de energia, em uma curva ascendente, continue lendo…

Leia mais

Mês da mobilidade: discussão em setembro vai além do Dia Mundial Sem Carro

Cada ano que passa o mês de setembro fica mais recheado de atividades que buscam conscientizar a população sobre a importância da mobilidade, com a discussão do papel de cada meio de transporte, relacionando seu continue lendo…

Leia mais

Restrições da pandemia aceleram transformações na mobilidade urbana

Em todo o mundo, a situação da pandemia evidenciou inúmeras injustiças urbanas, uma delas: há muito espaço das ruas para carros e pouco para as pessoas. Em São Paulo, por exemplo, apenas 9% das calçadas continue lendo…

Leia mais

Em Brasília, a “capital do carro”, trabalhadores sofrem com má qualidade do transporte público

alta de mobilidade urbana em Brasília, agravada por redução de frota durante a pandemia, expõe ao contágio população que mora fora do Plano Piloto; densidade demográfica em Ceilândia é de 129 habitantes por hectare, enquanto continue lendo…

Leia mais

Integração dos modais é o futuro

Imagine a possibilidade de se deslocar utilizando diferentes meios de transporte, públicos ou privados, e ser cobrado uma única vez, sem a necessidade de pagar novamente a cada troca de condução. Essa é uma definição continue lendo…

Leia mais

A automovelcracia – Por Eduardo Galeano

Sequestro dos fins pelos meios: o supermercado o compra, o televisor lhe assiste, o automóvel o dirige. Os gigantes que fabricam automóveis e combustíveis, negócios quase tão rentáveis quanto armas e drogas, convenceram-nos de que continue lendo…

Leia mais

A automovelcracia II: liturgia do divino motor – Por Eduardo Galeano

Com o Deus de quatro rodas acontece aquilo que costuma acontecer com os deuses: nascem a serviço das pessoas, mágicos conjuros contra o medo e a solidão, e acabam pondo as pessoas a seu serviço. continue lendo…

Leia mais

“Ciclovias temporárias, a resposta de cinco cidades do Brasil e América Latina à COVID-19”

“Cidades têm implementado ciclovias temporárias para viabilizar deslocamentos seguros durante a pandemia de COVID-19 e evitar que usuários do transporte coletivo migrem para carros e motos. Aos poucos, a prática ganha corpo na América Latina, inclusive no Brasil. É uma continue lendo…

Leia mais

“Licitação para implantar rede cicloviária em todas as zonas de Teresina é preparada”

“Serão implantados em Teresina 23 quilômetros de ciclovias em vários pontos, interligando as vias já existentes para permitir que toda a cidade seja percorrida de bicicleta. O projeto foi concluído pela Semplan (Secretaria Municipal de continue lendo…

Leia mais

“Deslocamentos de bicicleta em uma megacidade: os desafios da extensão territorial, segurança viária e transposição de barreiras”

“O urbanismo do século XXI será marcado pelo aumento da quantidade e escala das megacidades globais – aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, segundo a ONU – além de um deslocamento geográfico. Até 2100, continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 14