Urbanismo
Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.
A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.
CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI
O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE URBANISMO
INSIRA URBANISMO
Notícias relacionadas
Participe da “Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta”
Nome da pesquisa Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta Instituição: Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta Nome do pesquisador responsável Bruno Batista Data do início da pesquisa 24/11/2020 Data continue lendo…
Lançada a “Pesquisa Pública Estratégia Nacional da Bicicleta”
A promoção ao uso da bicicleta já está de olho em 2030. PARTICIPE e AJUDE A DIVULGAR! Diversas organizações lançam hoje (26 de novembro) uma pesquisa para a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta. O continue lendo…
Por uma cidade onde mulheres sempre possam pedalar
Em 2018, a socióloga e cicloativista Marina Harkot defendeu sua tese de mestrado A Bicicleta e as Mulheres na Universidade de São Paulo (SP). Para criar uma metodologia qualitativa dos desafios da mulher ciclista na cidade, ela continue lendo…
15 minutos a caminhar ou pedalar. Duas cidades europeias que têm perto tudo o que é preciso para o dia-a-dia
Num quarto de hora a caminhar ou a pedalar, existem duas cidades europeias onde é possível encontrar tudo o que precisa: lojas de conveniência, espaços desportivos, assistência médica, escolas e, até, instalações culturais e de continue lendo…
Como o uso da bicicleta pode transformar as cidades
O jovem Jan Gehl ficou fascinado com o que acontecia em sua cidade. Assim que a via de pedestres foi ativada, ele ia até lá todos os dias, sentava-se em um banco e observava. Fazia continue lendo…
O que é uma cidade de 15 minutos e por que ela virou desejo na pandemia
15 minutos para quê? 15 minutos para chegar a pé ou de bicicleta a qualquer serviço necessário no dia a dia de um cidadão. Supermercado, restaurante, parque, hospital, escola, espaço de trabalho, e por aí continue lendo…
Mobilidade sustentável é a chave para o futuro das cidades
A população urbana mundial vai ultrapassar os seis bilhões até 2045. Muito desse crescimento vai acontecer em países como o Brasil. Dá para antever que as nossas cidades precisam começar a pensar em soluções para continue lendo…
No futuro pós-pandemia cabem bicicletas, parques e descentralização
A necessidade de se deslocar para a cidade para trabalhar questiona a possibilidade de um trabalho remoto no campo, se não fizermos das mais modernas tecnologias de comunicação a norma e não a exceção. E isso implica continue lendo…
Desenhar cidades ao contrário. Os passeios, as bicicletas e só depois os carros
Uma cidade inteligente não precisa de expulsar os carros – apenas limitar a atividade destes ao estritamente necessário. “Como desenhar um ecossistema urbano seguro para peões, ciclistas e utentes de micro mobilidade”? Começando a desenhar continue lendo…
Ampliação de ciclovias na pauta das prefeituras
O Recife apostou nesse segmento. Após o sucesso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em 2013, a capital pernambucana ousou na tentativa de ser a capital das bicicletas. Nesse período, foram implantados 140 quilômetros de continue lendo…