Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Pesquisa em 25 países mostra Brasil como o local com a maior intenção de aumentar o uso automóvel após a pandemia de Covid-19

Uma pesquisa realizada com aproximadamente 26 mil pessoas em 25 países durante os meses de julho e agosto traz um dado preocupante para o clima do planeta. E em particular para o sistema de transporte continue lendo…

Leia mais

Por que as cidades são tão hostis às mulheres?

Marina Harkot, pesquisadora e cicloativista, foi morta em crime de trânsito no sábado, em SP. Leia um de seus artigos, em que analisa deslocamentos femininos na metrópole — em especial os riscos e dificuldades de continue lendo…

Leia mais

Levantamento do WRI mostra mudanças na mobilidade urbana em capitais após impacto da pandemia

Pesquisa pela internet ainda em andamento, realizada pelo Centro de Excelência BRT+, com apoio do WRI Brasil, mostra alguns resultados prévios do impacto da pandemia do coronavírus no comportamento das pessoas diante da mobilidade urbana continue lendo…

Leia mais

Brasileiro sem carro acha mais seguro usar bicicleta durante pandemia

Pesquisa do Datafolha revelou que 38% dos brasileiros que não têm veículo próprio acreditam que a bicicleta é o meio mais seguro para se locomover durante a pandemia de covid-19, seguida por aplicativos de viagem continue lendo…

Leia mais

ObservaBici lança Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade

A Agenda da Ciclomobilidade do Observatório da Bicicleta, uma ferramenta aberta e colaborativa, converteu-se, através de novas funcionalidades, em um Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade. Como consequência, mesmo eventos já realizados podem ser continue lendo…

Leia mais

Ciclovias representam apenas 1% da malha viária das capitais no país (2014)

Levantamento mostra que as cidades têm 1.118 km exclusivos para bikes. Só Boa Vista, RR, não tem nenhuma ciclovia implantada. Em meio à crescente frota de automóveis nas grandes cidades do país, as bicicletas lutam continue lendo…

Leia mais

Malha cicloviária das capitais cresce 133% em 4 anos e já passa de 3 mil quilômetros (2018)

São 3.291 km de vias destinadas aos ciclistas; em 2014, eram 1.414 km. Ainda assim, elas correspondem a apenas 3,1% da malha viária total das cidades. As capitais do país já contam com 3.291 km continue lendo…

Leia mais

Eleições 2020: o que precisa ser discutido para impulsionar o acesso sustentável e inclusivo à cidade?

As eleições municipais abrem uma importante janela de oportunidade para definição dos rumos que podem melhorar a qualidade de vida da população nas cidades brasileiras. Os debates sobre acesso a empregos e sobre a qualidade continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita traçará perfil do ciclista soteropolitano; participe

Uma pesquisa pública inédita para estudar o perfil dos ciclistas de Salvador foi lançada pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB). O objetivo é conhecer quem são essas pessoas que pedalam, qual o momento de maior movimento, continue lendo…

Leia mais

Brasil gasta 132 bilhões por ano com acidentes de transporte

Relatório apresenta uma radiografia do problema no Brasil e traz propostas de soluções em nível nacional, estadual e municipal O país perdeu 479.857 vidas no trânsito entre 2007 e 2018. O custo desses acidentes chegou continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 17