Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

“Utilizador de bicicleta elétrica é homem, intelectual e de classe média-alta”

“As mulheres estão afastadas da micromobilidade, segundo um estudo conduzido por Marion Lagadic em França, que nos diz que este modelo de negócio ainda é instável e usado esporadicamente, com efeito neutro no ambiente. “O continue lendo…

Leia mais

“Mais pessoas vão pedalar ou andar a pé no pós-pandemia em SP”

“Paulistanos pretendem adotar mudanças em seus hábitos de mobilidade. É o que aponta a pesquisa da Rede Nossa São Paulo/Ibope, no Especial Pandemia. Entre 800 pessoas entrevistadas, 38% dos entrevistados pretendem se deslocar mais a continue lendo…

Leia mais

“Pesquisa da Udesc Esag ouve usuários sobre mobilidade urbana sustentável em Florianópolis”

“O professor Daniel Pinheiro, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explica em vídeo parte do trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) envolvendo políticas públicas de mobilidade urbana sustentável. continue lendo…

Leia mais

Pesquisadores do RJ recomendam uso da bicicleta e aumento de barcas e ônibus para conter Covid-19

Especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro encaminharam uma recomendação ao governo do estado do Rio de Janeiro para que aumente as frotas de ônibus e de barca e reduza os intervalos de saídas continue lendo…

Leia mais

“Já é seguro sair pra pedalar?” Entrevista com Paulo Saldiva

“No vídeo de hoje, a bikerrepórter Renata Falzoni conversa com o médico patologista e Professor da USP, Paulo Saldiva. Em debate, as condições de segurança para quem está pensando em voltar a pedalar e os continue lendo…

Leia mais

“Paulistanos das classes A, B e C pretendem se deslocar mais a pé ou de bicicleta após pandemia de coronavírus, diz pesquisa”

“A pandemia de coronavírus deve mudar os hábitos de mobilidade urbana dos paulistanos das classes A, B e C na cidade de São Paulo: 38% pretendem se deslocar mais a pé depois que o isolamento continue lendo…

Leia mais

“Impactos da crise do coronavírus para as lojas de bicicletas”

“Pesquisa revela os primeiros impactos da crise nas lojas de bicicletas e aponta queda de mais de 50% no faturamento e grande aumento na procura por serviços de manutenção e venda de rolos para treino. continue lendo…

Leia mais

“Há uma distância segura para pedalar, caminhar e evitar o coronavírus?”

“Uma equipe de pesquisadores belgas e holandeses publicou um relatório aconselhando corredores e ciclistas a tomarem cuidado extra quando passarem por outras pessoas, alertando-os de que gotículas respiratórias podem transportar o coronavírus para distâncias bem continue lendo…

Leia mais

Duas pesquisas, uma superconferência e o óbvio poder da bicicleta na sustentabilidade do Planeta

A bicicleta poderia ser utilizada para grande parte dos percursos em São Paulo, pesquisa mostra que entre 30 e 40% dos trajetos a distância não supera 5 quilômetros Pesquisa do Cebrap divulgada em maio deste continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14