Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Já são 27 no Brasil. Você conhece alguma cidade com Tarifa Zero?

Uma pesquisa da Vrije Universiteit Brussel (Universidade Livre de Bruxelas), na Bélgica, está procurando levantar informações sobre todas as cidades no mundo que já adotaram o transporte público gratuito, ou “tarifa zero”, tal como a continue lendo…

Leia mais

Realize a pesquisa “Perfil do ciclista” em sua cidade

O que é pesquisa Perfil do Ciclista A pesquisa Perfil do Ciclista é uma metodologia para gerar dados sobre o uso da bicicleta como modo de mobilidade nas cidades brasileiras. A pesquisa foi realizada em continue lendo…

Leia mais

Pesquisa quer entender fatores que influenciam no uso da bicicleta

Por que muitos apoiam o uso da bicicleta, mas ainda são poucos os que a utilizam como meio de transporte? É para essa pergunta que a pesquisa “Entendendo o uso da bicicleta” precisa de ajuda continue lendo…

Leia mais

Professor passa um ano pedalando pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água

Além de ser o recurso natural mais importante do planeta, a água potável é essencial para a sobrevivência humana. E com o objetivo de compartilhar a importância da preservação e do valor deste bem inestimável, o professor continue lendo…

Leia mais

Frente Parlamentar quer traçar o perfil do ciclista gaúcho

A Frente Parlamentar em Apoio ao Ciclismo e ao Cicloturismo da Assembleia Legislativa criou uma pesquisa para traçar o perfil do ciclista gaúcho. A iniciativa tem por objetivo trazer melhorias tanto em rotas para o continue lendo…

Leia mais

Portugal é um dos países da UE onde as pessoas menos se deslocam de bicicleta?

A informação foi avançada nas redes sociais. De acordo com alguns internautas em 2014 apenas 1% dos portugueses afirmava utilizar a bicicleta como meio de transporte principal. Portugal é o país da União Europeia (UE) continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Entendendo o uso da bicicleta”

Finalidade da pesquisa Pesquisa para a Dissertação de Mestrado em Transportes da Universidade de Brasília (PPGT – UnB).     Descrição da pesquisa A pesquisa possui como objetivo identificar quais fatores do indivíduo e da continue lendo…

Leia mais

Maringá participa do Diagnóstico Paranaense de Ciclomobilidade

Ouça a entrevista. Em 15 cidades do Paraná, o Detran em parceria com pesquisadores, está realizando um diagnóstico que vai apontar a oferta de ciclovias, a presença de ciclistas e outras informações que podem orientar continue lendo…

Leia mais

Seleção de Mestrado em Turismo da UFF aceita propostas sobre cicloturismo

  As inscrições para o processo seletivo de ingresso para Turma 2021 do Curso de Mestrado Acadêmico em Turismo do Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR-UFF estarão abertas para candidatos(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as), residentes continue lendo…

Leia mais

Purificador de aire en bicicletas gana concurso mundial de innovación

l dispositivo aprovecha la energía cinética –la que genera un cuerpo al moverse– producida en la llanta por el usuario de la bicicleta al pedalear, la cual es transportada a través de un eje flexible continue lendo…

Leia mais
1 14 15 16 17 18 22