Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Mais de 70% dos ciclistas brasileiros usam bicicleta cinco ou mais vezes na semana

No Brasil, 72,5% das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou lazer pedalam cinco ou mais vezes por semana, enquanto 28,1% a combinam com outro meio de transporte. Estas são algumas das continue lendo…

Leia mais

Pandemia fez aumentar em 36,9% os deslocamentos com bicicleta em Petrópolis, indica pesquisa

A pandemia da covid-19 mudou os hábitos da população no Brasil e em diferentes locais do mundo. Seja no uso de máscara em locais fechados, seja na higienização das mãos com álcool em gel ou continue lendo…

Leia mais

Pesquisa mostra que 67% dos ciclistas de Cabo Frio usam bicicleta como principal meio de transporte

Em Cabo Frio, 67,2% dos ciclistas utilizam a bicicleta como principal meio de transporte. A média do município cabo-friense é maior do que a nacional, que é de 51,2%. Isso é o que mostra a continue lendo…

Leia mais

João Pessoa desenvolve roteiro de cicloturismo

João Pessoa (PB) está se preparando para oferecer a moradores e turistas um roteiro em que todos poderão conhecer a cidade pedalando. Em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a prefeitura está formatando continue lendo…

Leia mais

UFPB e Setur-JP discutem novas etapas de projeto de Cicloturismo em João Pessoa

Um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), denominado Cicloturismo, criou um roteiro turístico para João Pessoa que tem a bicicleta como principal meio de deslocamento. Na última quinta-feira (3), a UFPB participou da continue lendo…

Leia mais

Pesquisa da UFSCar estuda diretrizes para redes cicloviárias

A pesquisa intitulada “Diretrizes para implantação de redes cicloviárias frente às interfaces urbano-rodoviárias utilizando geotecnologias”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está convidando continue lendo…

Leia mais

Em Salvador, ciclismo cresceu 61% durante a pandemia, revela pesquisa

Um levantamento realizado entre usuários do sistema Bike Salvador traz dados que reforçam o aumento do interesse e da aderência das pessoas ao uso da bicicleta na capital baiana. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (24) pelo Movimento continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra os desafios e medos de quem trabalha com a bicicleta

Insegurança, medo de assaltos e de sinistros de trânsito é a principal marca no dia a dia dos homens e mulheres que trabalham nas entregas de mercadorias pelas ruas das cidades brasileiras. O dado alarmante continue lendo…

Leia mais

Pesquisa: quase 80% dos cariocas querem andar mais de bike em 2022

Desde o início da pandemia, o número de cariocas adeptos às bikes como meio de transporte cresceu: 44% passaram a pedalar mais pela cidade neste período. É o que aponta o levantamento da empresa de micromobilidade Tembici, que investigou continue lendo…

Leia mais

USP inaugura ciclovia com 36 km em São Paulo

A Universidade de São Paulo inaugurou hoje (19) o novo sistema de ciclovias da Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista. As obras foram iniciadas em agosto de 2021 e previam a reforma dos continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13 14 22