Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Strava Metro disponibiliza dados para tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

O aplicativo Strava passou a disponibilizar acesso gratuito à uma ferramenta que mapeia como ciclistas, corredores e pedestres estão usando as ruas das cidades, a partir desta quarta (23). No Strava, atletas e esportistas podem continue lendo…

Leia mais

Todos os dias, um ciclista é morto no trânsito de São Paulo

Aos 28 anos, Marina Harkot, cientista social, ciclista e ativista, foi atropelada enquanto andava de bicicleta na Zona Oeste de São Paulo no último domingo, (8). Principal suspeito da morte, o microempresário José Maria da Costa Júnior, continue lendo…

Leia mais

Levantamento, com apoio da CNM, aponta desafios na gestão e uso de bicicletas nos municípios

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) analisa os principais desafios dos gestores municipais quanto à regulamentação do Programa Bicicleta Brasil. A iniciativa estimula o uso de bicicletas no meio urbano, para melhorar as condições de continue lendo…

Leia mais

Participe da “Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta”

Nome da pesquisa Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta Instituição: Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta   Nome do pesquisador responsável Bruno Batista   Data do início da pesquisa 24/11/2020   Data continue lendo…

Leia mais

A hora da mobilidade?

Um dos temas centrais para a política urbana é a mobilidade, que diz respeito ao deslocamento de pessoas e produtos no espaço da cidade. Nas cidades brasileiras, caracterizadas por uma desigualdade territorial que impacta o continue lendo…

Leia mais

Lançada a “Pesquisa Pública Estratégia Nacional da Bicicleta”

A promoção ao uso da bicicleta já está de olho em 2030. PARTICIPE e AJUDE A DIVULGAR! Diversas organizações lançam hoje (26 de novembro) uma pesquisa para a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta. O continue lendo…

Leia mais

Viagens de bicicleta crescem 50% em periferia da capital

Ao término da ação ficou claro o motivo do intenso trabalho desses voluntários que se revezaram no local durante um período de 14 horas: eles registram o fluxo de 1.184 ciclistas. A contagem fez parte continue lendo…

Leia mais

Família de jovem atropelada segue na luta pelos direitos dos ciclistas

Reportagem televisiva. A morte da ciclista e ativista Marina Kohler em São Paulo chamou a atenção do país depois que o atropelador deixou a delegacia pela porta da frente. Neste domingo (15), o motorista foi continue lendo…

Leia mais

Strava libera gratuitamente dados de mobilidade urbana

O aplicativo de monitoramento de transporte urbano Strava está disponibilizando gratuitamente nesta quarta-feira sua plataforma digital que compila dados sobre deslocamento em transportes não motorizados. O Strava Metro agrega de forma anônima os dados dos percursos continue lendo…

Leia mais

Strava Metro, dados de deslocamento urbano de bike agora são gratuitos

O Strava, a principal plataforma para atletas e a maior comunidade esportiva do mundo, com mais de 68 milhões de atletas e mais de 9 milhões só no Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 23, que o continue lendo…

Leia mais
1 29 30 31 32 33 47