Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.
MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO
Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.
Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil
Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado
Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo
DICAS E ORIENTAÇÕES
Como monitorar o Executivo Federal
Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:
- Ouvidoria Federal: reclamações, elogios e solicitações ao Governo Federal
- Acesso à Informação: portal amparado na Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) destinado a solicitação de informações em geral
- Portal Brasileiro de Dados Abertos: dados sobre a administração pública federal e sobre indicadores em geral, disponibilizados por diversos de seus órgãos
– Exemplo de pesquisa: “bicicleta”
– Exemplo de pesquisa: “ciclovias” - Portal da transparência: informações sobre finanças e gestão pública federal
- Ouvidorias dos Ministérios: sistemas de Ouvidoria aos cidadãos nos ministérios com maiores atribuições a respeito da mobilidade por bicicleta, tais como:
– Ministério do Desenvolvimento Regional
– Ministério da Infraestrutura
COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS
Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:
- Santa Catarina: Ouvidoria e Transparência
- Rio de Janeiro: Ouvidoria e Transparência
- Pernambuco: Ouvidoria e Transparência
COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.
A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:
- Lei de Acesso à Informação: transparência ao seu alcance: texto do portal Politize
- Lei de Acesso à Informação (LAI): Como utilizar?: vídeo do portal Politize
- Guia Prático da Lei de Acesso à Informação (LAI): publicação do Artigo 19
- Como usar a LAI (Lei de Acesso à Informação) em favor da bicicleta no PlanMob: orientação Técnica da Campanha Bicicleta nos Planos
- Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas: organização dedicada ao tema
Notícias relacionadas

Próximo presidente pode economizar até R$12 bilhões por ano se incentivar a redução de velocidades nas vias urbanas brasileiras
Em um país onde 32 mil pessoas morrem por ano vítimas da violência do trânsito, as questões de segurança viária mereceram cinco propostas na carta. Entre elas, a revisão do Código de Trânsito Brasileiro – continue lendo…

Em quase 20 anos, Belo Horizonte implantou 26,5% do total de ciclovias mapeadas
Quase duas décadas depois da inauguração da primeira ciclovia, em 2003, na Pampulha, Belo Horizonte concluiu a implantação de 105,9 km, o que corresponde a 26,5% do total de rotas mapeadas pelo Plano de Mobilidade continue lendo…

Governo Federal disponibiliza instrumentos para auxiliar cidades brasileiras a elaborarem Planos de Mobilidade Urbana
Cidades de todo o País com até 250 mil habitantes têm até 12 de abril de 2023 para entregar seus Planos de Mobilidade Urbana (PMU). O documento é exigido pela Lei n. 12.587/2012, que instituiu continue lendo…

Sinal Verde: Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial da Bicicleta
O Sinal Verde desta semana traz duas datas mundiais do mês de junho que merecem destaque: o Dia Mundial do Meio Ambiente (5) e o Dia Mundial da Bicicleta (3). A data que celebra a continue lendo…

Mobilidade Urbana e Educação se reúnem para análise do Sistema Cicloviário de Macaé
A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria Adjunta de Ensino Superior iniciaram uma parceria para estudo amplo para revisão do Sistema Cicloviário de Macaé incluído no Plano de Mobilidade Urbana (PMU), aprovado em maio continue lendo…

A importância de um SUS para o transporte público brasileiro
Por Wesley Ferro Nogueira. Em maio de 2021, em um outro artigo, chamei a atenção para o papel fundamental dos municípios no enfrentamento da crise vivida pelo transporte público no país, uma vez que os continue lendo…

Podcast Entrevista é Nacional: a bicicleta como meio de transporte
A cidade de São Paulo tem a meta de ampliação do uso de bicicletas, essa migração modal é aliada à agenda de mudanças climáticas. E para monitorar a quantidade e o uso dos bikes, a continue lendo…

Debates apontam caminhos para solucionar falta de bicicletários na cidade de São Paulo
As conversas acontecerão às 19h dos dias 13, 19 e 26 de abril através das redes sociais do Instituto Aromeiazero. O Instituto Aromeiazero em parceria com a Ciclocidade e apoio do Itaú Unibanco irá realizar continue lendo…

Bicicleta a morte lenta do planeta
Por Luiz Papillon. Hoje primeiro de abril é considerado o dia da mentira no Brasil. Levantamos hoje um dos boatos mais difundidos do mundo da bicicleta nos últimos anos. Será que é verdade ou fake? continue lendo…

MTur discute estratégias para promoção do cicloturismo no país
Ministério do Turismo, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (PLANETT) se reuniram na última semana continue lendo…