Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

Como monitorar o Executivo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

Mobilidade por bicicleta é debatida na Confederação Nacional de Municípios

Agenda prevê que a bicicleta represente 25% dos meios de mobilidade. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta sexta-feira (22), ativistas pelo uso de bicicletas chegaram sob duas rodas à sede da Confederação Nacional de continue lendo…

Leia mais

Boas práticas em desenho de ruas para ciclistas são pauta de encontro promovido pela Prefeitura do Recife

Uma cidade que protege os mais frágeis no trânsito: esse é o objetivo de uma política de mobilidade ativa, assunto do workshop “Desenho de Infraestruturas mais Seguras para Ciclistas”, realizado nesta terça-feira (19), pela Prefeitura continue lendo…

Leia mais

O Dia Mundial sem Carro e a necessidade de políticas de mobilidade urbana

O Dia Mundial sem Carro, comemorado em 22 de setembro, é um alerta para as emissões de CO2 derivadas da queima de combustíveis. Entretanto, sem políticas públicas de mobilidade urbana fica difícil reduzir o uso continue lendo…

Leia mais

Coordenadoria Niterói de Bicicleta completa 10 anos e acumula bons resultados em prol da bicicleta na cidade fluminense

Coordenadoria Niterói de Bicicleta completa 10 anos e acumula bons resultados em prol da bicicleta na cidade fluminense Uma das melhores cidades para se viver no Brasil, Niterói (RJ) tem expandido suas políticas cicloviárias ano continue lendo…

Leia mais

Shimano Fest bate recorde de público e atrai mais de 50 mil visitantes ao Memorial

O Shimano Fest, em sua 13ª edição, bateu todos os recordes. Ao todo, o evento atraiu 50.250 visitantes no Memorial da América Latina ao longo de quatro dias, de 17 a 20. O número representa continue lendo…

Leia mais

Como melhorar a mobilidade a pé no Brasil?

A máxima “somos todos pedestres” sempre é lembrada em campanhas de conscientização no trânsito; no entanto, a caminhabilidade nas cidades vai além disso. Independentemente do modal utilizado para o deslocamento, é quase impossível que uma parte do continue lendo…

Leia mais

Detran do DF realiza passeio ciclístico no Parque da Cidade

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal abre, nesta segunda-feira (14), as inscrições para a 13ª Etapa do Circuito de Passeio de Bike do Detran-DF nas RAs, que acontecerá no dia 20 de agosto, no continue lendo…

Leia mais

Motociclistas, ciclistas e pedestres: vulnerabilidade que exige respeito

No mês de agosto são celebradas duas importantes datas: Dia Internacional do Pedestre (8/8) e o Dia Nacional do Ciclista (19/08). No trânsito, ambos, bem como os motociclistas, são os mais frágeis já que não continue lendo…

Leia mais

Lançamento do Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí é celebrado pela Reserva Estadual

Localizado na área de entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), entre vales e montanhas no sul do estado, continue lendo…

Leia mais

Apoie a mobilidade sustentável no Plano Plurianual

Centenas de propostas de organizações da sociedade civil, grupos de pessoas ou de cidadãos individualmente já estão cadastradas na plataforma do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, do governo federal. O Plano Plurianual (PPA) é uma lei continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 20