Participação social

O cicloativismo pratica e defende a participação social (envolvimento na proposição, elaboração e fiscalização de normas e de políticas públicas) em suas diversas formas, como o acionamento e a petição espontâneas sobre o poder público, a participação em consultas e audiências públicas, a participação em conselhos de direitos etc.

Esta seção expõe o resultado do monitoramento de processos de participação social efetuado pelo ObservaBici.

Esta seção é colaborativa: informe para o ObservaBici os concursos e prêmios dos quais tiver conhecimento.


Processos participativos divulgados pelo ObservaBici


Conteúdo sobre participação social no ObservaBici

O tema Participação social consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE PARTICIPAÇÃO

INSIRA PARTICIPAÇÃO

Notícias relacionadas

A bicicleta como alternativa para democratizar os espaços urbanos

Por Paulo Gustavo Sehn.   A mobilidade urbana é um grande desafio para as cidades, não só de médio e grande porte, mas já perceptível em cidades menores. À medida que as cidades crescem e continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa colher contribuições da sociedade sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta, um amplo plano de ações até o ano de 2030, formulado por diversas organizações da continue lendo…

Leia mais

Carta aos presidenciáveis busca pacto pela mobilidade sustentável

Por Caio Guatelli. Um abaixo-assinado, promovido pela Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022, pede aos candidatos a presidente da República que assinem um compromisso de governo com 16 ações para transformar a matriz de transporte continue lendo…

Leia mais

No centro de São Paulo, bicicleta é instrumento da democracia

Caio Guatelli Pedaladas manifesto têm se tornado cada vez mais frequentes em toda a cidade. Mas é na região central de São Paulo, especialmente na Praça do Ciclista, que se reúnem com maior frequência os continue lendo…

Leia mais

Ministério do Turismo oficializa criação de grupo técnico de cicloturismo

É inegável que o ecoturismo e o cicloturismo estão em plena ascensão e demanda crescente no país, porém os desafios ainda são inúmeros quando analisamos a oferta e a falta de políticas públicas. Visando este continue lendo…

Leia mais

UCB conquista 2 vagas nas Câmaras Temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito

A UCB – União de Ciclistas do Brasil foi aprovada para 02 duas câmaras temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito para o biênio 2022/2023: ➥ Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS continue lendo…

Leia mais

Participe do “Auto Desafio Intermodal Maio Amarelo 2022”

O que é o Auto Desafio Intermodal Maio Amarelo 2022 O Auto DI Maio Amarelo 2022 É uma atividade de aferição e comparação da eficiência das modalidades de mobilidade urbana no Brasil utilizando os dados continue lendo…

Leia mais

Prefeitura do Rio lança site para participação popular sobre expansão de infraestrutura cicloviária da cidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-RIO,  está desenvolvendo o Plano de Expansão da Rede Cicloviária e quer estimular a participação da população para definir uma continue lendo…

Leia mais

Por que cobrar pelo uso dos carros é solução justa e inteligente para a mobilidade sustentável

Por Luis Antonio Lindau, Cristina Albuquerque, Guillermo Petzhold e Fernando Corrêa. Usar o carro é uma escolha individual que gera muitos prejuízos coletivos (foto: Nelson Antoine/Shutterstock) Por décadas, carros têm sido associados a uma promessa continue lendo…

Leia mais

Participe do Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022

.O que é o Concurso O Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022 busca selecionar o logotipo para o Bicicultura Belém 2022 – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta.   Quem realiza continue lendo…

Leia mais
1 2 3 5