Participação social

O cicloativismo pratica e defende a participação social (envolvimento na proposição, elaboração e fiscalização de normas e de políticas públicas) em suas diversas formas, como o acionamento e a petição espontâneas sobre o poder público, a participação em consultas e audiências públicas, a participação em conselhos de direitos etc.

Esta seção expõe o resultado do monitoramento de processos de participação social efetuado pelo ObservaBici.

O ObservaBici é colaborativo: informe uma consulta de participação social da qual tiver conhecimento para que ela seja destacada e divulgada.


Processos participativos divulgados pelo ObservaBici


Conteúdo sobre participação social no ObservaBici

O tema Participação social consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE PARTICIPAÇÃO

INSIRA PARTICIPAÇÃO

Notícias relacionadas

Presidente sanciona lei que incentiva o ciclismo nas cidades

presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729 ,  que dá mais incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte. A medida promove a participação popular no processo de implantação de continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de Niterói vão poder indicar locais da cidade para a instalação de novos paraciclos

Os ciclistas de Niterói poderão indicar pontos da cidade que consideram necessário estacionar a bicicleta. A Prefeitura adquiriu 600 paraciclos e, através do Programa Niterói de Bicicleta, começou a colher sugestões para a distribuição dos continue lendo…

Leia mais

Ciclistas aprovam trabalhos do Planmob Caxias durante workshop

Nesta terça-feira (01/08), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e a URBTEC™, empresa responsável pela elaboração do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias), promoveram duas atividades, previstas no cronograma, continue lendo…

Leia mais

Florianópolis amplia canais de diálogo com ciclistas para crescimento da malha cicloviária

A bicicleta, há muito tempo consolidada como meio de lazer e atividades físicas, tem se destacado cada vez mais como uma opção viável e sustentável de mobilidade aos meios de transporte tradicionais. De acordo com continue lendo…

Leia mais

Sociedade e poder público se unem para fortalecer uso da bicicleta na capital catarinense

Com benefícios para a saúde, qualidade de vida, preservação do meio ambiente e melhor fluidez do trânsito, a Prefeitura de Florianópolis desenvolve estratégias para o fomento do uso da bicicleta como meio de transporte. Por continue lendo…

Leia mais

Apoie a mobilidade sustentável no Plano Plurianual

Centenas de propostas de organizações da sociedade civil, grupos de pessoas ou de cidadãos individualmente já estão cadastradas na plataforma do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, do governo federal. O Plano Plurianual (PPA) é uma lei continue lendo…

Leia mais

Estratégia Nacional da Bicicleta é lançada na 1ª reunião Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana de 2023

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), a 5ª Reunião Ordinária do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, a primeira de 2023. Criado em 2021, o Fórum é presidido pelo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério continue lendo…

Leia mais

Conselho Municipal de Mobilidade Urbana é criado para impulsionar políticas de transporte em Porto Alegre

A lei complementar 973 foi sancionada e cria o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Commu), substituindo o Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). O Commu será vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e continue lendo…

Leia mais

O Poder Público realmente ouve os ciclistas?

Por Guilherme Moraes da Silva. Comitês, reuniões e grupos de trabalho com ciclistas são essenciais para garantir nossos direitos e a segurança nas ruas e estradas. Mas somos levados a sério?Todos temos opiniões sobre o continue lendo…

Leia mais

Semob inicia ciclo de discussões sobre Plano Cicloviário de Salvador

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciou, nesta quinta-feira (16), o ciclo de oficinas para debater o diagnóstico e propostas que devem ser contempladas no Plano Cicloviário de Salvador. A iniciativa é promovida em parceria continue lendo…

Leia mais
1 2 3 7