Instituições de ciclistas
O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.
Cadastros de instituições de ciclistas
Associadas da União de Ciclistas do Brasil
A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.
- Clique aqui para conhecer as Associadas da UB
- Clique aqui para associar-se à UCB
O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.
- Clique aqui para acessar o Mapa das OSCs.
Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici
O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.
- Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.
Notícias relacionadas
Inscripción para los órganos administrativos del Foro Mundial de la Bicicleta
Español INSCRIPCIÓN PARA LOS ÓRGANOS ADMINISTRATIVOS DEL FORO MUNDIAL DE LA BICICLETA Por primera vez se abre la posibilidad de crear una Secretaria de Memoria, compuesta por 1 organización de la sociedad civil (para mantener continue lendo…
Inscrição para os órgãos administrativos do Fórum Mundial da Bicicleta
Português INSCRIÇÃO PARA OS ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO FÓRUM MUNDIAL DA BICICLETA Pela primeira vez se abre a possibilidade de criação de uma Secretaria de Memória, composta por 1 organização da sociedade civil (para manter vivo continue lendo…
Erika Sallum, que sua mensagem viva!
Por Caio Guatelli. Em 27 de abril de 2017, a jornalista Erika Sallum estreava na Folha o Ciclocosmo. No seu primeiro artigo, publicado aqui, Erika introduzia ao leitor “o poder transformador de uma simples bicicleta”, continue lendo…
ONG promove mobilidade sustentável através da bicicleta nas aldeias indígenas do Brasil
As ações vão desde doações até investimento e mentoria. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos indígenas brasileiros vivem em território urbano. Se for parar para pensar continue lendo…
Mobilidade, diversidade e ação social no Shimano Fest 2021
A versão online do festival da bicicleta reunirá entidades como ABRACICLO e Aliança Bike em apresentação de dados e estudos, além de incentivar doação de alimentos e debates de cunho social. Mesmo sendo uma versão continue lendo…
Ciclista: dia nacional alerta sobre desafios para trânsito mais seguro
Transformar a dor em uma ação positiva, ainda que em meio a processos muito difíceis, foi a experiência vivida pelo economista Persio Davison, de 73 anos. Da trágica morte de seu filho, Pedro Davison, atropelado por continue lendo…
Santuário Frei Galvão tem programação especial pelo Dia Nacional do Ciclista
Para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, o Santuário São Frei Galvão preparou uma programação especial para domingo, 22 de agosto, com celebração de Missa e bênção das bicicletas. O Santuário de São Frei Galvão continue lendo…
Em memória de Erika Sallum – Uma jornalista, cicloativista e amiga
No sábado, 14/08, perdemos Erika Sallum, jornalista e cicloativista. Erika era colunista da Folha de SP e editora da revista Go Outside (Editora Três/Rocky Mountain). Erika sempre foi preocupada com a paz no trânsito e continue lendo…
Cicloativista e jornalista Érika Sallum morre aos 45 anos de câncer
Neste sábado, morreu a jornalista e cicloativista Érika Sallum (45). Ela era defensora de que as ciclovias deveriam ser inclusivas, principalmente a do Rio Pinheiros. A comunicadora foi a óbito do último sábado (14), vítima de câncer continue lendo…
Erika Sallum: campanha quer batizar ciclovia com nome da jornalista após sua morte
Cicloativistas e amigos de Erika Sallum começaram uma campanha para que a ciclovia do Rio Pinheiros receba o nome da jornalista e diretora de redação da Go Outside, que morreu na noite do último sábado (14). continue lendo…