Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

Portugal: “Associação apresenta plano ao Governo para apoiar uso da bicicleta”

“A Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) apresentou ao Governo um plano de medidas para apoiar e estimular o uso dos modos ativos de deslocação como meio preferencial de transporte, após o período de continue lendo…

Leia mais

“Petição online pede ciclofaixas provisórias durante pandemia, em Curitiba”

“Uma petição online está reunindo assinaturas para que seja feito um pedido à Prefeitura de Curitiba para a construção de ciclofaixas provisórias pela cidade durante a pandemia causada pela Covid-19. Segundo a petição, o momento continue lendo…

Leia mais

“Coletivo de ciclistas percorre São Paulo levando kits de higiene para população de rua”

“O coletivo Bike System, criado há cinco anos para pensar a mobilidade urbana e levar música de graça para as ruas, se prepara para distribuir kits de higiene para a população em situação de rua. continue lendo…

Leia mais

Observatório reúne informações sobre coronavírus e mobilidade por bicicleta

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) apresenta uma situação nova e desafiadora para toda sociedade, tanto para enfrentar o seu desenvolvimento quanto para a busca de transformações sociais que deixem a sociedade menos vulnerável para eventuais continue lendo…

Leia mais

Bike Arte Gira leva diversão e lazer para o Heliópolis

Quase duas mil pessoas tiveram um dia de lazer, no domingo (29), quando o programa “Bike Arte Gira” fez um pit stop em Heliópolis. A rua Coronel Silva Castro foi tomada pela população local, entre continue lendo…

Leia mais

ONG QUER ACABAR COM “CEMITÉRIOS DE BICICLETAS”

Pondo em prática a reutilização consciente, ONG Aromeiazero está dando um belo destino às bikes abandonadas Para a ONG Aromeiazero, que desde 2011 tem recolhido bikes para projetos sociais, dar um novo destino a bicicletas continue lendo…

Leia mais

Arte urbana, cultura popular e bicicleta mudam a paisagem em São Miguel Paulista

Durante o sábado, 9 de novembro, a Rua Nordestina, localizada no Jardim Lapenna  em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, não teve disputa de carros e motos com pedestres e ciclistas. Desde as continue lendo…

Leia mais

ONG retira bicicletas abandonadas para usar em projetos sociais

O instituto promove um curso gratuito na Vila Olímpia, no qual as bicicletas resgatadas servem de material de aprendizado em aulas de mecânica É comum vermos nos condomínios residenciais bicicletários entupidos de bicicletas abandonadas por continue lendo…

Leia mais

Duas pesquisas, uma superconferência e o óbvio poder da bicicleta na sustentabilidade do Planeta

A bicicleta poderia ser utilizada para grande parte dos percursos em São Paulo, pesquisa mostra que entre 30 e 40% dos trajetos a distância não supera 5 quilômetros Pesquisa do Cebrap divulgada em maio deste continue lendo…

Leia mais

“Cidadania e mobilidade: Como cobrar direitos e exigir melhorias do poder público”

“O  espaço viário e os recursos públicos historicamente privilegiam o transporte individual motorizado. Alguns dados do Distrito Federal comprovam a afirmação: de 2001 a 2010, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) aplicou R$ 774,5 continue lendo…

Leia mais
1 16 17 18 19