| | |

Mc Lebra lança funk para fomentar o uso da bicicleta em Cidade Tiradentes e difundir o direito dos ciclistas

A produção é da Funk Tv: uma das principais produtoras de funk de São Paulo

São Paulo, novembro de 2021 – Criticado e marginalizado, o Funk tornou-se um dos maiores movimentos periféricos político e cultural, que conversa com parte da população que não se sente assistida e atendida pelo Estado brasileiro. Na contramão do preconceito, o funk movimenta a economia do país por meio da geração de renda e empregos, e está entre os ritmos mais ouvidos em 51 países. O Spotify, plataforma de streaming, registrou 286 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2020, com crescimento de 31% em comparação ao ano anterior, e de acordo com a revista Exame, em 2019 os bailes funks movimentaram cerca de 2 milhões de reais por noite em São Paulo.

Localizada no extremo leste da cidade de São Paulo, Cidade Tiradentes, porta de entrada do Funk na capital paulista, está a 35 km do centro e possui uma dinâmica interna com subcentro formado por grande diversidade de comércios e serviços, parques, centros culturais e escolas que atendem a população local e colaboram para a geração de empregos. Porém, vale ressaltar que o bairro ainda carece de infraestrutura e acessibilidade.

Pensando em fortalecer o território através do fomento ao uso da bicicleta e difundir informações sobre os direitos dos ciclistas, a Funk TV, produtora com mais de 400 mil inscritos no YouTube, abraçou a causa da mobilidade urbana, e a convite do Instituto Aromeiazero lançou no dia 29 de outubro, através do Instagram (https://www.instagram.com/funktvoficial/), o single “Eu Vou de Bike”, cantado por Mc Lebra, funkeiro da Zona Leste de São Paulo.

Segundo João Carlos, mais conhecido como JC, diretor da Funk TV, essa é a primeira vez que a produtora faz uma música com o tema bicicleta. “Foi um novo desafio para nós produzir um som nesse segmento, porém a nossa vivência com a música Funk e o nosso envolvimento com o bairro de Cidade Tiradentes, fez com que a escrita da letra e a produção do beat, acontecessem naturalmente. A essência da nossa quebrada nos inspira em nosso dia a dia”, comentou.

“Nossa expectativa é que esse Funk possa ser um mecanismo para chamar a atenção das pessoas para a importância de novas práticas de lazer, exercício, economia e transporte. Queremos mais bicicletas nas ruas!”, finalizou JC.

Dados da Pesquisa Origem e Destino de 2007 citado no Relatório “Diagnóstico de mobilidade urbana e dados socioeconômicos: uma análise sobre o potencial de uso de bicicletas no distrito de Cidade Tiradentes”, elaborado por Daniel Guth e Glaucia Pereira em parceria com o Aromeiazero, mostram que 50% de todos os deslocamentos com origem no bairro têm como destino a própria Cidade Tiradentes. De bicicleta, é possível fazer esses deslocamentos internos em questão de minutos. Em 2017, a Ciclocidade, em parceria com o Bike Zona Leste, contabilizou 580 viagens de bike na ciclofaixa da Avenida dos Metalúrgicos em um período de 14 horas.A maior parte dos deslocamentos eram regionais e feitos por crianças e adolescentes, fazendo com que o distrito tenha o perfil de ciclista mais jovem. Porém, em 2019 a ciclofaixa da Av. dos Metalúrgicos, única do distrito, foi retirada com promessa de retorno.

Neste contexto, o Instituto Aromeiazero junto ao Itaú Unibanco e apoio da Tembici, realiza desde 2018 em Cidade Tiradentes, uma série de ações para aumentar o acesso ao sistema de compartilhamento de bikes, único no território com 12 horas de funcionamento, além de potencializar a mobilidade, a geração de renda, a logística, o lazer, a saúde, a cidadania e o direito à cidade através da bicicleta. Em julho deste ano, promoveu a Bike-a-thon,maratona de inovação social para apoiar iniciativas que utilizem a bicicleta para promover a qualidade de vida e fortalecer a economia local; em agosto distribuiu 50 cupons de revisão gratuita de mecânica; e agora lança o Funk “Eu Vou de Bike” na voz do Mc Lebra, disponível no Instagram da Funk Tv: https://www.instagram.com/funktvoficial/

 

Sobre o Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco e da Argo Seguros, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. Para maiores informações: https://www.aromeiazero.org.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *