Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

Dez anos após atropelamento coletivo, Porto Alegre tem 17 vezes mais ciclovias e acidentes em queda

Nesta quinta-feira (25), se completam 10 anos do final de tarde em que o então estudante de arquitetura Ricardo Ambus ouviu um ruído forte se aproximando pelas costas, sentiu o choque que quebrou seu braço continue lendo…

Leia mais

Saiba onde haverá Massa Crítica Mundial em 25/02!

Para conhecer as cidades onde haverá Masa Critica Mundial, acesse a página do 10º Foro Mundial de la Bicicleta no Facebook, iniciativa argentina que está organizando o evento: https://www.facebook.com/ForoMundialBici.    

Leia mais

Bicicletada marca 10 anos do atropelamento coletivo de ciclistas; evento acontece nesta quinta

Na próxima quinta-feira (25), Recife será uma das cidades participantes da Massa Crítica Mundial, também conhecida como Bicicletada. A concentração ocorre a partir das 18h, no Coreto da Praça do Derby, com saída às 19h. continue lendo…

Leia mais

Dez anos de atropelamento de ciclistas no RS é relembrado com ato mundial

Foi uma cena surreal, que a gente não esquece nem depois de dez anos: durante uma manifestação de cicloativistas da Massa Crítica de Porto Alegre, o bancário Ricardo Neis atropelou intencionalmente 17 participantes. Ele estava em continue lendo…

Leia mais

Convocatória Perfil Ciclista 2021

Inscreva-se aqui, caso tenha interesse na participação de sua cidade. Essa é uma pré-inscrição que não gera qualquer compromisso. Gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades continue lendo…

Leia mais

Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil – Edição Especial

O Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, chega a sua oitava edição, desta vez em condições um pouco diferentes das edições anteriores. A pandemia teve um grande impacto na atuação das organizações da continue lendo…

Leia mais

Congresso ibérico sobre mobilidade em bicicleta debate a “era da infra-estrutura”

Barcelos acolhe em Abril o 17.º Congresso Ibérico A Bicicleta e a Cidade, este ano dedicado à “Era da Infra-estrutura”. Muito condicionada, mas não travada, pela pandemia, a iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e continue lendo…

Leia mais

Falta de estatísticas e campanhas de informação dificultam prevenção de acidentes com ciclistas

Os números são desconhecidos. Não há estatísticas de órgãos oficiais que retratem a realidade dos ciclistas e o número de acidentes que eles sofrem no Rio de Janeiro. O atropelamento e morte do taxista aposentado continue lendo…

Leia mais

Ciclistas protestam contra morte de colega por motorista bêbado no Rio

Centenas de ciclistas se reuniram neste sábado (16) na Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, em protesto pela morte do ciclista Claudio Leite da Silva, de 57 anos, atropelado, por continue lendo…

Leia mais

Ghostbikes homenageiam ciclistas mortos e alertam para o respeito à vida

Quem passa pelas vias de Brasília com certeza já viu uma bicicleta branca com flores e enfeites às margens das vias. Mas o que elas querem dizer? Conhecidas como ghostbikes, a iniciativa faz parte de continue lendo…

Leia mais
1 18 19 20 21 22 34