Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Ciclistas tragados por buraco em rodovia de SC serão indenizados pelo Estado, garante TJ

Mãe e filho que andavam de bicicleta e foram tragados por um buraco, na rodovia SC 302, na região do Contestado, serão indenizados pelo Estado em R$ 10 mil – este valor deverá ser corrigido com juros e correção monetária. Além continue lendo…

Leia mais

Bauru tem apenas 12% de sistema cicloviário e vereadores discutem

Do que foi estabelecido pelo Plano de Mobilidade Cicloviário de Bauru, a cidade conta com pouco mais de 12% do total previsto como ideal para o deslocamento por meio de bicicletas em ciclovias e ciclofaixas. continue lendo…

Leia mais

Ciclista passa por cima de carro estacionado em ciclofaixa

Na última segunda-feira (5), uma ciclista chilena se irritou com um carro estacionado de forma irregular em uma ciclovia, e acabou passando por cima do veículo com bike e tudo. Seu protesto e descontentamento foi continue lendo…

Leia mais

Ciclovia, ciclofaixa ou ciclorrota?

À primeira vista, termos como ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas podem soar como formas diferentes de falar a mesma coisa. Mas não são: embora sejam espaços para o tráfego de bicicletas – e também de e-bikes, continue lendo…

Leia mais

Esporte, transporte e turismo, estruturas para bicicleta avançam no Brasil

A pandemia representou um grande incentivador para a promoção ao uso da bicicleta em muitas cidades. No Brasil, as vendas também aumentaram, ao ponto de estoques perto do zero serem a grande tendência nas lojas. continue lendo…

Leia mais

Como mostrar as ciclovias no Google Maps

Aplicativos de mapas são “um pé no pedal” quando vamos escolher que caminho fazer de bicicleta. E o app da Google dá uma ajuda a mais nessa hora, mostrando a estrutura cicloviária das cidades, além continue lendo…

Leia mais

Foz do Iguaçu prevê chegar a 90 km de ciclovias interligando a cidade até 2024

Seguindo uma tendência mundial, a Prefeitura de Foz do Iguaçu tem apostado na ampliação da malha cicloviária da cidade como forma de melhorar a mobilidade urbana na cidade. Atualmente, há 55 quilômetros de ciclovias e continue lendo…

Leia mais

Malha cicloviária de São Paulo atinge 681 km e é a maior do Brasil

São Paulo destaca-se por ter  a maior malha cicloviária do país, com 681 km de extensão, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). continue lendo…

Leia mais

10 Cidades que incorporaram as bicicletas no planejamento urbano

Como será o futuro das cidades e dos transportes? Muitos indícios parecem apontar para as duas rodas, mostrando uma mudança em direção a um estilo de vida mais saudável e econômico. Embora isso seja verdade quando observamos alguns casos continue lendo…

Leia mais

Uma ciclofaixa a 300 metros de cada cidadão. Essa é a promessa do Recife no Dia Mundial da Bicicleta

No dia mundial da bicicleta, comemorado nesta quinta-feira (3/6), a Prefeitura do Recife anunciou que pretende expandir as rotas cicláveis da cidade ao ponto de cada cidadão dispor de um equipamento a 300 metros de continue lendo…

Leia mais
1 22 23 24 25 26 43