Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

No Dia Mundial da Bicicleta, Recife é escolhido um dos líderes da campanha global Cidades Pedaláveis

O Recife foi escolhido, nesta quinta-feira (3), uma das líderes da campanha global Cidades Pedaláveis do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). O anúncio foi feito em conferência virtual por ocasião do Dia continue lendo…

Leia mais

Ciclovias garantem retorno de 3,6x para cada euro investido

Desta vez foi Helsinque, gélida capital da Finlândia, que comprovou os benefícios econômicos do investimento em ciclovias. Um novo estudo mostrou que para cada euro gasto pela prefeitura em ciclovias, a cidade teve um benefício continue lendo…

Leia mais

Participe da Consulta Pública sobre o Manual de Sinalização Cicloviária

O que é a Consulta Pública A Consulta Pública visa recolher contribuições (propostas, avaliações, complementos, críticas etc. para o Volume VIII da série Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, que trata da Sinalização Cicloviária, o continue lendo…

Leia mais

Homem dá cotovelada em mulher que pedalava em ciclovia no Rio

Circula pelas redes sociais o vídeo que registra o momento em que um homem dá uma cotovelada e derruba uma ciclista na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro. O caso ocorreu em 22 de continue lendo…

Leia mais

Ciclista será indenizado após acidente em quebra-molas mal sinalizado

A segunda instância do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a sentença que condenou o Distrito Federal e o Departamento de Trânsito (Detran) a indenizar um ciclista. O homem que andava de bike sofreu acidente continue lendo…

Leia mais

A bicicleta e a pandemia

São Tomé ficou conhecido como o apóstolo que só acreditou após ver, daí surgiu a frase: “Só acredito, vendo”. A dúvida, pode nos favorecer em muitos momentos, permitindo-nos, por exemplo, buscar mais informações antes de continue lendo…

Leia mais

As ciclovias “produzem” mais utilizadores de bicicleta?

Nos últimos tempos, a construção de ciclovias na capital acentuou-se com o objetivo de cumprir a promessa eleitoral do presidente da Câmara, Fernando Medina, de ter “pelo menos 200 quilómetros” de vias cicláveis até ao continue lendo…

Leia mais

Vantagens de morar em regiões com ciclovia

A cidade de São Paulo possui um pouco mais de doze milhões de habitantes, espalhados por aproximadamente mil e quinhentos quilômetros quadrados. De acordo com levantamento de 2020 do IBGE, o número de automóveis é continue lendo…

Leia mais

Idec sugere redução de tarifas de ônibus fora do pico e ciclofaixas emergenciais

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) enviou carta aos ministérios da Saúde e Desenvolvimento com 24 recomendações que devem ser repassadas a prefeituras para o transporte na pandemia. Entre as sugestões, estão redução de tarifas continue lendo…

Leia mais

Apesar de ter 1,6 milhão de bicicletas, 9 mil delas circulam na cidade de SP todos os dias, diz CET

Um estudo inédito mostra que há 1,6 milhão de bicicletas na cidade de São Paulo, mas dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicam que 9 mil delas circulam todos os dias. O levantamento continue lendo…

Leia mais
1 23 24 25 26 27 43