Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Quais trajetos podem ser feitos usando rotas cicláveis no Recife?

Cruzar o Recife de bicicleta? Neste Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto, saiba que está cada vez mais possível. Ciclovias e ciclofaixas já ligam trechos entre o Centro, Zona Norte, Zona Sul e Zona continue lendo…

Leia mais

Bike é Legal: “Há o que comemorar no Dia Nacional do Ciclista?”

A próxima quinta feira (19) é o Dia Nacional do Ciclista, mas há o que comemorar nesse dia? No na lata de hoje, Renata Falzoni fala sobre a impunidade nos crimes de trânsito e o continue lendo…

Leia mais

Ciclovias para quem?

Desde minha chegada em Mato Grosso, nos anos 1980, preocupo-me com os problemas referentes à mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande. Vinda do Sul, tinha o hábito de utilizar o ônibus como meio de continue lendo…

Leia mais

Ciclistas esbarram em falta de estrutura, segurança e conexões para pedalar nas quebradas

Ao circular pelas ruas das periferias de São Paulo, é nítido o aumento de pessoas que estão utilizando a bicicleta. Por outro lado, há diversos fatores que contribuem ou atrapalham para que mais pessoas utilizem a bicicleta continue lendo…

Leia mais

Ciclovias salvam vidas durante a pandemia

Um estudo feito na cidade de Arlington, nos EUA, mostrou que os investimentos feitos em ciclovias, em anos anteriores, trouxeram retorno positivo para a comunidade durante a pandemia em 2020. Com menos carros nas ruas continue lendo…

Leia mais

Como reduzir acidentes com bicicletas no Brasil?

Cada vez mais brasileiros têm aderido às bicicletas, mas a falta de políticas públicas que garantam a segurança de quem pedala tem levado ao aumento no número de acidentes nas vias. Só no último ano, continue lendo…

Leia mais

Classe alta e branca tem mais infraestrutura cicloviária em São Paulo

A extensão da malha cicloviária da cidade de São Paulo equivale atualmente a 37,8% da meta de 1.800 quilômetros (km) prevista nos planos estabelecidos pela prefeitura da capital para o ano de 2028. A população continue lendo…

Leia mais

Sem registro, bicicletas elétricas provocam “disputa perigosa” em ciclovias

A morte de um pedestre atropelado por bicicleta elétrica, no fim do mês passado, reascendeu discussão sobre o uso e a regulamentação desse tipo de veículo, no trânsito da Capital. Entre ciclistas, a maior crítica continue lendo…

Leia mais

Dados biométricos de ciclistas ajudam a projetar ruas mais seguras

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, descobriram uma nova métrica para projetar ruas e avenidas mais seguras. Eles utilizam dados biométricos (aqueles baseados na medição de características físicas e comportamentais) de ciclistas para classificar quais áreas continue lendo…

Leia mais

Assine o “Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES”

Qual o objetivo do abaixo-assinado O abaixo-assinado Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES tem o objetivo de melhorar as atuais propostas de mobilidade frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, com base nas demandas mais continue lendo…

Leia mais
1 21 22 23 24 25 43