Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

A impressionante malha cicloviária americana

Os EUA estão investindo forte em caminhos para ciclistas. Uma rede crescente de rotas designadas está sendo montada em todo o país ao longo de estradas de baixo tráfego, trilhas e ciclovias pela mesma associação continue lendo…

Leia mais

SeMOB fiscaliza infrações em ciclovias/ciclofaixas de Belém

A ação de fiscalização ostensiva em ciclofaixas e ciclovias, pelos agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), resultou em 37 autuações, de sexta-feira, dia 20, a domingo, dia 22. As infrações mais continue lendo…

Leia mais

Ciclista de 17 anos morre atropelado no Rio

Na manhã desta quinta-feira, 2 de setembro, o ciclista Carlos Eduardo Gomes Sampaio morreu após ser atingido por um ônibus por volta das 6h no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro. O jovem tinha continue lendo…

Leia mais

Fortaleza é a primeira cidade brasileira a implantar parapés para ciclistas

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na quarta-feira (01/09), a implantação de 20 parapés por toda a cidade. Os elementos inovadores servem como suportes de pé e mão para o ciclista se apoiar ao parar em continue lendo…

Leia mais

Túnel com ciclovia será construído na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai construir um túnel com ciclovia no Morro da Lagoa da Conceição. A concepção inicial é a de que ele tenha 1,2 quilômetro e duas continue lendo…

Leia mais

Cidade em duas rodas: em quatro anos, Campo Grande teve aumento de 11% em ciclovias

Com cada vez mais adeptos das pedaladas, a estrutura de Campo Grande favorece a adesão ao transporte por bicicletas. De lazer a meio de transporte, a cultura das bicicletas se consolida cada vez mais em Campo continue lendo…

Leia mais

Longo caminho a seguir – A cada 4 horas, um ciclista sofre acidente na Grande São Paulo

Reportagem produzida com apoio do International Center for Journalism e Organização Mundial da Saúde, teve mentoria do jornalista Rogério Viduedo e da especialista em trânsito Suzana Nogueira, que ministraram em julho de 2021 o Treinamento continue lendo…

Leia mais

Salvador: “Rede cicloviária aumenta mais de 610% em oito anos”

A rede cicloviária de Salvador aumentou mais de 610% em oito anos, segundo a prefeitura. Com a implantação de mais 16 km, a capital baiana passará a contar com aproximadamente 310 km de rede cicloviária continue lendo…

Leia mais

Dia do Ciclista: em 4 anos, malha cicloviária cresceu 133% no Brasil

Talvez você tenha reparado que a cada dia que passa se torna mais comum avistar bicicletas nas ruas das principais capitais no Brasil. Se você mora em São Paulo, então, possivelmente já se deparou com continue lendo…

Leia mais

Família de vítima da queda da Ciclovia Tim Maia receberá indenização de 1,3 milhão

A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o pagamento de uma indenização de R$ 1,32 milhão a parentes do engenheiro Eduardo Marinho de Albuquerque, que morreu no desabamento de um trecho continue lendo…

Leia mais
1 20 21 22 23 24 43