Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Belém está entre as dez capitais brasileiras que mais possuem ciclovia e ciclofaixa

O uso da bicicleta como meio de transporte, aumenta cada vez mais. Seja para fugir dos engarrafamentos ou para adotar um estilo de vida mais saudável. Motivos não faltam para começar a pedalar. Neste dia 3 continue lendo…

Leia mais

Infraestrutura de ciclovias ainda é precária no Brasil

A bicicleta como meio de transporte virou uma necessidade pra muita gente. Mas a infraestrutura de ciclovias ainda é precária em muitas cidades.

Leia mais

Quais vias deveriam receber ciclovias em Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli e Vinicius Mundim   Em 04 de maio de 2022, na reunião do GT Pedala BH, a empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) informou que possui alguns projetos de continue lendo…

Leia mais

Fortaleza é a primeira cidade brasileira a implantar parapés para ciclistas

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na quarta-feira (01/09), a implantação de 20 parapés por toda a cidade. Os elementos inovadores servem como suportes de pé e mão para o ciclista se apoiar ao parar em continue lendo…

Leia mais

Condomínios se transformam para receber bikes

O aumento no uso das bicicletas, em especial nos grandes centros urbanos, fenômeno que se intensificou durante a pandemia da covid-19, tem transformado a dinâmica de diversos condomínios residenciais. De acordo com o SíndicoNet, plataforma continue lendo…

Leia mais

Famílias suíças exigem melhores ciclovias

O fim de semana de protestos começou na Basileia no sábado, seguido de atividades similares em sete outras cidades suíças, assim como em outros países europeus. O grupo Vélorution, que organizou os eventos suíços, disse continue lendo…

Leia mais

Pedala Curitiba: as estruturas cicloviárias

Na coluna Pedala Curitiba desta quarta-feira (11), Cynthia Duarte comenta sobre as estruturas cicloviárias disponíveis na cidade, deixando a orientação para o melhor uso destes espaços.

Leia mais

Participe da pesquisa “Qualidade de transporte por bicicleta em interseções de trânsito”

Descrição da pesquisa Pesquisa realizada para Tese de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU/UFPB) com o objetivo de identificar a importância de fatores de segurança continue lendo…

Leia mais

Com aumento do uso de bicicletas, Rio quer expandir ciclovias

Assista a reportagem de TV. O uso das bicicletas compartilhadas caiu no gosto do brasileiro. Rio e São Paulo, por exemplo, tiveram aumento na procura. Transporte de baixo custo, que faz bem para a saúde continue lendo…

Leia mais

Florianópolis ampliou malha cicloviária em quase 150% nos últimos cinco anos

Capaz de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da capacidade pulmonar, do bem-estar de modo geral, a redução dos riscos de enfarte, depressão, entre outros, o uso da bicicleta, o meio de continue lendo…

Leia mais
1 13 14 15 16 17 43