Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Juiz de Fora: incentivo à criação de vagas para bicicletas é aprovado pela Câmara

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou um projeto de lei que quer incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte na cidade. O programa “Vai de Bike” visa a melhorar as condições continue lendo…

Leia mais

Campinas: com triplo de ciclovias, uso da bicicleta ganha mais adeptos

O uso da bicicleta como opção de exercício, lazer e turismo cresce na região com a multiplicação de ciclovias e ciclofaixas. Em Campinas, esses espaços quase triplicaram nos últimos nove anos, saltando de 27 quilômetros continue lendo…

Leia mais

Em vez de adotar desvio cicloviário pela área central de Belo Horizonte, ciclistas pedalam margeando o rio Arrudas

Por Cristiano Scarpelli   Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 continue lendo…

Leia mais

Primeira trilha sinalizada de cicloturismo em Santos abre neste sábado

Santos ganhará, neste sábado (19), a 1ª Trilha Sinalizada de Cicloturismo. Localizada no km 258 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na entrada do bairro Quilombo (Área Continental), a Trilha conta com 10km de extensão e terá uma continue lendo…

Leia mais

DF atinge 633 km de ciclovias em fevereiro e secretaria promete mais 105km

Segunda maior unidade federativa do país em malha cicloviária, o Distrito Federal deve receber um edital com mais 105km de ciclovias. A intenção da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF é fazer um edital para construir as faixas continue lendo…

Leia mais

As ciclovias são culpadas pelo congestionamento urbano?

Por David Metz. Em 2021, o motorista médio de Londres passou 148 horas nos engarrafamentos — o dobro da média nacional, de acordo com um novo relatório da Inrix, uma empresa que analisa o tráfego rodoviário. Essas continue lendo…

Leia mais

Por que ciclistas ignoram trecho de ciclovia em Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli   Em julho de 2020, no contexto da pandemia, foi implantada uma rota cicloviária de 30 Km ligando as regiões Leste e Oeste de Belo Horizonte, aproveitando algumas ciclovias já existentes e continue lendo…

Leia mais

Rio promete recuperar os 400 km de ciclovias da cidade

Assista a videoreportagem. O Rio de Janeiro promete recuperar os mais de 400 quilômetros de ciclovias da cidade até o fim do ano.

Leia mais

Município moçambicano de Quelimane quer ser a capital africana da bicicleta

“O meu sonho é esse. Eu quero transformar Quelimane na capital africana da bicicleta e estamos a desenvolver várias políticas públicas”, disse à agência Lusa o autarca da maior cidade e capital da província da continue lendo…

Leia mais

Vereador “compra briga” de ciclistas e conquista novas ciclovias para Cuiabá

Atendendo a pedidos da Federação Mato-Grossense de Ciclistas, o vereador Sargento Vidal (Pros) usou da tribuna da Câmara de Cuiabá, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (24), para dizer aos ciclistas que as reivindicações feitas continue lendo…

Leia mais
1 15 16 17 18 19 43