Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Em seis meses, Belém registra mais de 430 multas por irregularidades em ciclovias e ciclofaixas

De janeiro a junho deste ano foram registradas 433 autuações por tráfego, parada e estacionamento irregular de veículos em ciclofaixas e ciclovias de Belém. Os dados foram divulgados por meio de nota, nesta quarta-feira (3), pela Superintendência Executiva continue lendo…

Leia mais

Bicicletários do transporte público vetam, em parte, bicicletas elétricas em SP

As bicicletas elétricas já estão por toda a parte e, em muitas regiões de São Paulo, compõem o cenário urbano da mobilidade. Apesar disso, elas não são bem-vindas em todos os bicicletários da região metropolitana, continue lendo…

Leia mais

Conheça 1ª ciclovia da América Latina feita de plástico reciclado retirado do oceano

Quase uma tonelada de lixo plástico retirado do oceano. Essa é a matéria-prima da ciclovia do Bosque de Chapultepec, parque da Cidade do México que é considerado uma das maiores áreas verdes do mundo e continue lendo…

Leia mais

Aumento de ciclovias em São Paulo estimula pais a andar com filhos

O aumento da infraestrutura cicloviária permanente, a existência de ciclofaixas de lazer que funcionam aos domingos e as reformas nas ciclovias na Marginal do Rio Pinheiros têm atraído pais e mães paulistanas a usar a continue lendo…

Leia mais

Ciclofaixa, Ciclovia e Ciclorrota

Bicicletas, bem como quaisquer veículos não motorizados, são frágeis e vulneráveis e têm preferência sobre os demais veículos automotores. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1300 ciclistas morrem todo ano no Brasil continue lendo…

Leia mais

Ranking de ciclovias e ciclofaixas nas capitais brasileiras

O uso de bicicletas em meios urbanos tem se intensificado cada vez mais. Saúde, lazer, economia, comodidade, diversos são os motivos e benefícios que levam a optar por elas. Para que essa escolha seja feita, continue lendo…

Leia mais

Prefeitura abre Consulta Pública para instalação de paraciclos

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, abre Consulta Pública para que a população possa opinar sobre os locais para instalação de paraciclos (estruturas que permitem apoiar e trancar a bicicleta continue lendo…

Leia mais

Em quase 20 anos, Belo Horizonte implantou 26,5% do total de ciclovias mapeadas

Quase duas décadas depois da inauguração da primeira ciclovia, em 2003, na Pampulha, Belo Horizonte concluiu a implantação de 105,9 km, o que corresponde a 26,5% do total de rotas mapeadas pelo Plano de Mobilidade continue lendo…

Leia mais

Niterói de Bicicleta lança consulta pública para os ciclistas do município

A Coordenadoria Niterói de Bicicleta lançou uma consulta pública para os ciclistas da cidade. O órgão quer ter mais detalhes sobre como é a experiência dos niteroienses que pedalam pelas ciclovias do município. O objetivo continue lendo…

Leia mais

Projeto incentiva uso da bicicleta para ida ao trabalho em Montes Claros

O uso  de bicicleta é uma opção para melhorar a mobilidade urbana e amenizar o problema do trânsito caótico nas grandes e médias cidades. Considerando esse fator, foi lançado em Montes Claros (413,4 mil habitantes), continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15 43