Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Moradores mapeiam ciclovias sem manutenção em Botafogo, no Rio

Usar a bicicleta como meio de transporte é bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente, a saúde do ciclista… Mas é preciso ter coragem para encarar o desafio no Rio. Moradores de Botafogo consideram continue lendo…

Leia mais

Primeiro bicicletário gratuito de Salvador é inaugurado na Ribeira

uando o Movimento Salvador Vai de Bike foi iniciado, em 2013, a capital baiana tinha 30 km de ciclovias, ruas mal sinalizadas e nenhuma política de incentivo ao uso desse modal. Nesta quarta-feira (22), durante continue lendo…

Leia mais

Relatório aprova malha de ciclovias de SP, mas prefeitura frustra ampliação

Por Caio Guatelli. A malha cicloviária de São Paulo tem 81% da sua estrutura em boas condições, aponta o relatório Auditoria Cidadã 2022, que pretende auxiliar a prefeitura nos cronogramas de manutenção e ampliação da continue lendo…

Leia mais

Ciclovias e ciclofaixas construídas às margens e rodovias trazem mais segurança para ciclistas

Com intuito de fortalecer novos caminhos e incentivar o esporte que o Governo de Rondônia construiu, com recurso próprio e execução direta do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, cinco ciclovias continue lendo…

Leia mais

Bicicletas: desafio das capitais ainda é grande em relação à malha de ciclofaixas e ciclovias

Se a oferta de infraestrutura para bicicletas é ruim no Brasil, quando o recorte é feito sobre as capitais do País, fica ainda pior. Levantamento nacional aponta que existe uma média de 153 quilômetros de continue lendo…

Leia mais

Ciclovias incluídas: “IBGE faz pesquisa para avaliar infraestrutura das cidades e preparar Censo 2022”

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou nesta segunda-feira (20) a Pesquisa Urbanística de Entorno dos Domicílios, que investiga sobre a infraestrutura das cidades brasileiras e faz parte do Censo Demográfico que será continue lendo…

Leia mais

Aliança Bike divulga ranking de ciclovias e ciclofaixas entre as capitais brasileiras

Ciclovias e ciclofaixas são essenciais para promover o uso de bicicletas. Cidades que têm investido na malha cicloviária dedicada estão vendo crescer, ano após ano, o número de ciclistas nas ruas. Porém, como está a continue lendo…

Leia mais

As passarelas para pedestres deveriam ser banidas das cidades

Por Felipe Alves. Essa semana tive o desprazer de ver uma campanha da AMC (órgão de trânsito local), indicando para as pessoas usarem “as passarelas e demais equipamentos destinados para quem caminha (…) para evitar continue lendo…

Leia mais

Escadarias adaptadas facilitam o uso de bicicleta em Salvador

O projeto Bike Acessibilidade, da Prefeitura de Salvador, vem adaptando a infraestrutura de escadarias da cidade ao trânsito de bicicletas, construindo canaletas e rampas em diversos pontos da capital baiana. Até 2024, 22 mil metros continue lendo…

Leia mais

Como guardar a bicicleta em pequenos espaços?

Há alguns anos, a bicicleta era vista mais como uma opção de lazer e esporte em grandes cidades brasileiras. Hoje, diante da crise climática, o preço da gasolina e com planejamentos mais amigáveis aos ciclistas continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 43