Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Natal terá 115 quilômetros de faixas especiais para bicicletas até 2024

A estrutura cicloviária de Natal está sendo ampliada. Atualmente, a cidade conta com 90 quilômetros entre ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas. Até o final de 2024, após a finalização dos projetos que estão sendo executados continue lendo…

Leia mais

Atividades de bicicleta mais do que dobram após implantação de ciclofaixa na avenida Tereza Cristina em Belo Horizonte

Por Cristiano Scarpelli   Em estudos anteriores (Bimbarra e Arrudas) foi possível constatar a baixíssima adesão de ciclistas a dois trechos descontínuos, lentos e desconfortáveis, de uma rota de 30 km com ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…

Leia mais

Praia Grande realiza pesquisa para implantação de Cicloturismo

Praia Grande realiza um mapeamento para a implantação do Cicloturismo na cidade. A ideia é que o município, que é o 4º destino mais procurado do Brasil, e o 2º do Estado, possa oferecer uma continue lendo…

Leia mais

Prefeitura do Rio lança site para participação popular sobre expansão de infraestrutura cicloviária da cidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-RIO,  está desenvolvendo o Plano de Expansão da Rede Cicloviária e quer estimular a participação da população para definir uma continue lendo…

Leia mais

Estrutura cicloviária de Porto Alegre aumenta para 68 quilômetros com novos trechos

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), implantou entre janeiro e março deste ano 2,71 quilômetros de ciclovias na capital gaúcha. Com a conclusão dos novos continue lendo…

Leia mais

Ciclofaixa com 40 centímetros de espaço para bicicletas gera reclamações, em Pontal do Paraná

A largura de uma ciclofaixa instalada em uma via de Pontal do Paraná, no litoral do estado, chamou a atenção dos usuários pela falta de segurança aos ciclistas. Em um dos trechos da faixa, o espaço continue lendo…

Leia mais

Debates apontam caminhos para solucionar falta de bicicletários na cidade de São Paulo

As conversas acontecerão às 19h dos dias 13, 19 e 26 de abril através das redes sociais do Instituto Aromeiazero. O Instituto Aromeiazero em parceria com a Ciclocidade e apoio do Itaú Unibanco irá realizar continue lendo…

Leia mais

Ciclomotores e bicicletas elétricas precisam seguir regulamentações de trânsito

As pessoas que optarem por adotar ciclomotores e bicicletas elétricas como meios de transporte alternativo precisam verificar as regulamentações. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) orienta que as pessoas que optarem por adotar ciclomotores continue lendo…

Leia mais

Em ciclovias, pegue leve no pedal (ou no acelerador)

Publicamos ontem (30) um texto sobre a campanha iniciada na cidade de Cascavel, no Paraná, em bicicletarias e pontos de venda de scooters, ciclomotores e motonetas elétricas sobre as características de cada um desses veículos movidos continue lendo…

Leia mais

Fortaleza: capital onde as pessoas estão mais perto de ciclofaixas

Fortaleza tem cerca de 410 quilômetros de infraestrutura cicloviária, convidando a população a experimentar ou intensificar o uso do modal. Agora, com a alta nos custos de combustíveis, o uso de transportes individuais motorizados encareceu continue lendo…

Leia mais
1 14 15 16 17 18 43