Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Pelo menos 10 cidades da Grande Fortaleza desobedecem lei e não dispõem de ciclovias; veja mapa

Das 18 cidades que integram a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 17 têm mais de 20 mil habitantes, ou seja, deveriam, por lei, dispor de áreas para ciclistas. Contudo, apenas sete contam com ciclovias ou continue lendo…

Leia mais

Recife completa um ano no Programa Cidade Pedalável e aperfeiçoa a sua malha cicloviária

  Como reconhecimento dos esforços para ampliar a mobilidade ativa, o Recife foi incluído no Programa Cidade Pedalável, que reúne cidades de todo o mundo em prol da mobilidade sustentável. A iniciativa – que completa continue lendo…

Leia mais

Rede de ciclovias entre Luxemburgo, França e Bélgica está quase pronta

Iniciado em 2017 como parte de um projeto transfronteiriço e europeu, o desenvolvimento de uma rede de ciclovias na fronteira entre o Luxemburgo, França e Bélgica está prestes a ser concluído. Seis estações já estão continue lendo…

Leia mais

Bogotá quer mais mulheres pedalando

Não há mais dúvidas de que a bicicleta é a mellhor alternativa de locomoção nas cidades, com grandes benefícios para a saúde das pessoas e do ambiente urbano. E embora seja cada vez mais popular continue lendo…

Leia mais

Curitiba – Prefeitura lança edital para projetos de mais 23,7 km de estrutura cicloviária

O Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba avança com a contratação de projetos para a implantação de novas rotas voltadas à ciclomobilidade, com integração à malha existente, em trechos do Centro e de outros 12 continue lendo…

Leia mais

Revisão do Plano Viário de Joinville quer mais ciclovias do que ciclofaixas

A preferência por ciclovias na ampliação das vias para ciclistas é uma das recomendações da revisão do Plano Viário de Joinville, apresentada em audiência pública realizada na noite de quinta-feira. O encontro é uma das continue lendo…

Leia mais

Ciclovia da Terceira Ponte de Vitória terá botão de pânico

A ciclovia da Terceira Ponte vai contar com câmeras de monitoramento remoto e botões de pânico que poderão ser acionados em caso de acidentes ou quando algum ciclista passar mal ou for assaltado. A novidade continue lendo…

Leia mais

Prefeitura proíbe estacionamento sobre ciclovias no centro de Londrina

A partir de quinta-feira (27), o estacionamento sobre as ciclofaixas das ruas Paranaguá e Santos, na área central de Londrina, estará proibido. Anteriormente, a permanência de veículos nesses espaços era liberada de segunda a sexta-feira, continue lendo…

Leia mais

Malha cicloviária de Fortaleza cresce mais de 500% nos últimos dez anos

Segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mais de 78% das infraestruturas cicloviárias existentes na Capital estão situadas em áreas periféricas com IDH baixo e muito baixo. “A maior parte da nossa continue lendo…

Leia mais

Ciclofaixas do Recife: falta de manutenção compromete segurança de ciclistas

Que o Recife avançou na ampliação da malha cicloviária da cidade não há como negar. São 169 quilômetros de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas atualmente, dos quais quase a totalidade foi implementada pelas últimas gestões municipais continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 43