Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Moradores denunciam uso das ciclofaixas da avenida João Paulo II por motociclistas

Na avenida João Paulo II, em Belém, as imprudências no trânsito são recorrentes, segundo denúncias anônimas encaminhadas para a equipe do Eu Repórter. Todos os dias, motociclistas utilizam ciclofaixas para fugir do trânsito, causando riscos continue lendo…

Leia mais

A maior ciclovia do Brasil

O sábado foi de festa para o Vale do Taquari. A assinatura da ordem de início das obras da ciclovia intermunicipal, entre Estrela, Colinas e Imigrante, é um passo e tanto para a consolidação do continue lendo…

Leia mais

Número de ciclistas na SP-300 exige ações em conjunto para reduzir acidentes

Na noite do dia 13 de agosto um ciclista de 53 anos sofreu um acidente fatal quando pedalava pela Rodovia SP-300 (estrada Itu/Porto Feliz). Apesar do ocorrido, desde 2020 os números de acidentes com vítimas continue lendo…

Leia mais

Desrespeito, medo e falta de manutenção das ciclovias; a dura vida de ciclistas em Goiânia

Depois que foram criadas as ciclofaixas no Jardim América, em Goiânia, Eduardo Pedrosa passou a pedalar por um novo caminho até o trabalho. Antes, o profissional de Tecnologia da Informação precisava passar entre os carros continue lendo…

Leia mais

Pedalar em Lisboa também é uma questão de classe e o mapa das ciclovias não ajuda

Em Lisboa, a desigualdade social é uma variável que condiciona o acesso a uma ciclovia ou a uma bicicleta Gira, do serviço de partilha público. As zonas mais vulneráveis da cidade são as que têm continue lendo…

Leia mais

Governo anuncia ciclovia de 18,5 quilômetros que liga Guarujá a Bertioga

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, anunciou nesta segunda-feira (15) que o DER vai contratar o projeto executivo para construir uma ciclovia de 18,5 quilômetros na rodovia SP 061 ligando continue lendo…

Leia mais

Avenida em BH onde ciclista morreu atropelado tem projeto de ciclovia parado

As imagens das câmeras de segurança mostram o momento exato em que o servidor público estadual Vitor Diniz Martins, de 34 anos, é atropelado por um ônibus da linha 645 (Estação Pampulha/Santa Mônica – Via continue lendo…

Leia mais

“O melhor dos mundos seria não ter uma ciclovia tão perto da pista”

Rodolfo Schneider fala sobre o atropelamento e morte do ciclista Danilo Rangel. O caso aconteceu nesta segunda-feira (19). O empresário estava andando de bicicleta na ciclovia quando se desequilibrou ao tentar desviar de um pedestre. continue lendo…

Leia mais

Paraciclos garantem comodidade e maior segurança aos ciclistas

As ruas centrais da cidade começam a receber os primeiros paraciclos. As estruturas, idealizadas pelo grupo Ciclos no Vale, que integra a Associação de Cicloturismo e Mobilidade Urbana do Vale do Taquari, permitem ao ciclista continue lendo…

Leia mais

Ciclofaixa para quem? Ciclistas de Fortaleza contam suas experiências na malha cicloviária da cidade

Conheça Luisa, Thiago e Leonardo, três moradores de Fortaleza que utilizam a bicicleta para diferentes fins. Cirurgiã, Luisa usa para ir ao trabalho no IJF; Estudante, Leonardo usa para ir assistir as aulas na UFC; continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13 14 43