Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Ciclovia no Espírito Santo será a mais alta das capitais brasileiras

Um desafio de engenharia a 70 metros acima do nível do mar. A “Ciclovia da Vida Detinha Son”, construída ao lado da Terceira Ponte, no Espírito Santo, será a mais alta de todas as capitais continue lendo…

Leia mais

Maior ponte para ciclistas e pedestres será erguida na Bélgica

Teve início a construção do que pretende ser a maior ponte para ciclistas e pedestres em Flandres, na Bélgica. Com comprimento total de 710 metros, incluindo 200 metros de acessos inclinados, a ponte estará aberta continue lendo…

Leia mais

Até o fim de 2024, Fortaleza deve ter 500 km de malha cicloviária, garante Prefeitura

Até o fim de 2024, a cidade terá uma malha total de 500 km para garantir um ir e vir mais seguro aos ciclistas. Quem garante é a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) continue lendo…

Leia mais

Plana, Santos quer dobrar malha cicloviária e chegar à marca de 100 km

Compactas, não poluentes, as bicicletas dispensam o uso de combustível e contribuem com a prática de uma atividade física. Em uma cidade quase toda plana, caso de Santos, é impossível pensar em mobilidade urbana sem continue lendo…

Leia mais

A importância da sinalização para cicloturismo

A prática do cicloturismo tem crescido significativamente nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. Com isso, a importância da sinalização para ciclistas tem se tornado cada vez mais evidente. A sinalização é essencial continue lendo…

Leia mais

Goiânia terá mais 10 ciclovias

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) pretende implantar mais dez ciclovias em Goiânia a partir deste semestre. Para isso, será contratada a Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) por R$ 28 milhões sem licitação. continue lendo…

Leia mais

Nos EUA, ferrovias são convertidas em trilhas para caminhar e pedalar

Ferrovias foram o mais importante meio de transporte nos Estados Unidos até a metade do século 20, quando o país contava com uma ampla rede de trilhos ligando todas as cidades e regiões do país. continue lendo…

Leia mais

Bicicletas devem se tornar mais comuns em Anápolis após nova lei ser sancionada

O Programa Adote um Bicicletário foi instituído em Anápolis após sanção do prefeito Roberto Naves (PP), publicada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (10). Com autoria da vereadora Dra. Trícia Barreto (MDB), a  lei continue lendo…

Leia mais

Amsterdã inaugura bicicletário subaquático

Amsterdã, na Holanda, é conhecida como a capital das bicicletas e dos bicicletários. Isso porque, na cidade, é muito incentivado que se utilize este veículo como meio de transporte. Mas, apesar desta solução ser bastante continue lendo…

Leia mais

Buenos Aires: “300 kilómetros de ciclovías: ¿Para qué?”

Por Manuela Lopez Menendez En 2010 empezamos con los primeros 25, y hoy ya tenemos 300 kilómetros de calles porteñas donde se puede ir con la bici en un espacio protegido. Trece años después: ¿Para continue lendo…

Leia mais
1 7 8 9 10 11 43