| | | |

Bogotá quer mais mulheres pedalando

Não há mais dúvidas de que a bicicleta é a mellhor alternativa de locomoção nas cidades, com grandes benefícios para a saúde das pessoas e do ambiente urbano. E embora seja cada vez mais popular em cidades de todo o mundo, na região de Bogotá, ainda é mais comum ver homens que mulheres pedalando. A Prefeitura de Bogotá calcula que as mulheres respondem por 24% dos deslocamentos diários de bicicleta.

A explicação é óbvia: assédio, abusos e falta de segurança nas vias, além da precariedade e da falta de manutenção e de limpeza nas ciclovias são alguns dos desafios que as mulheres enfrentam diariamente em Bogotá, mas também em Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador ou qualquer grande cidade brasileira. Mas, desde 2017, a iniciativa “Curvas en Bici” se dedica a promover e ajudar as mulheres a superar esses obstáculos. “Nos reunimos em pontos estratégicos e fazemos passeios aos domingos nas ciclovia de Bogotá, percorrendo entre 30 km e 50 km e também fazemos oficinas de mecânica básica”, diz Ángela Sánchez, fundadora da “Curvas en Bici”.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *