Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Ministro dos transportes, Renan Filho, garante construção de ciclovia em Messias

Ao desembarcar no Aeroporto Zumbi dos Palmares na manhã desta sexta-feira (10), acompanhado do prefeito Marcos Silva, o ministro dos transportes, Renan Filho, mandou uma mensagem aos messienses. Ele disse que o Ministério dos Transportes continue lendo…

Leia mais

Número de viagens de bicicleta quadruplica em Niterói, e prefeitura prevê mais ciclovias

  O levantamento realizado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, em parceria com a ONG Transporte Ativo, constatou que o número de bicicletas na cidade quadruplicou. Nas Avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, por exemplo, onde continue lendo…

Leia mais

Governo do DF é condenado a indenizar ciclista que bateu em placa

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve a decisão que condenou o governo distrital e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF a indenizar uma ciclista que colidiu com uma continue lendo…

Leia mais

Ciclista que colidiu com placa mal posicionada deve ser indenizada

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF manteve a sentença que condenou o Distrito Federal e o Departamento de Estrada de Rodagem do DF a indenizar uma ciclista que colidiu com uma placa continue lendo…

Leia mais

MUBi sugere revisão do Código e da sinalização de Portugal para proteger quem anda de bicicleta

Para esta associação, que defende a mobilidade urbana em bicicleta, o sinal de ciclovia deveria ser quadrangular e não circular, para que seja mais clara a inexistência de qualquer obrigatoriedade no uso dessas pistas especiais. continue lendo…

Leia mais

Primeira ciclofaixa de Antonina (PR) registra aumento de 30% nas viagens diárias

A estrutura, implantada em maio deste ano, além de atrair mais ciclistas abriu caminho para mais uma série de investimentos em políticas cicloviárias Conhecida como a “Cidade das Bicicletas”, Antonina, no litoral do Paraná, teve continue lendo…

Leia mais

Estímulo para pedalar: cresce o número de ciclistas e infraestrutura cicloviária no Recife

Há quatro anos fiz um percurso de 5 km de bicicleta no Recife, entre os bairros de São José e do Espinheiro, para uma reportagem sobre esse modal que reclamava por mais espaço na cidade. continue lendo…

Leia mais

Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?

Por Cristiano Scarpelli   O presente estudo propõe verificar a proporção das atividades de treino com fins atléticos na orla da Pampulha frente a outras atividades ciclísticas praticadas no local, como aquelas exercidas por motivo continue lendo…

Leia mais

Como tornar a mobilidade urbana mais acessível?

Em 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional do Portador de Deficiência. A data é importante e não chama a atenção apenas para a necessidade de assegurar o direito de ir e vir de continue lendo…

Leia mais

GDF quer criar mais 130 km de ciclovias nos próximos quatro anos

O Distrito Federal vai ganhar 130 km de ciclovias nos próximos quatro anos. O objetivo da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) é interligar a malha cicloviária da capital federal, hoje a segunda maior do continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 43