Esporte

O uso da bicicleta para o esporte (atividade física visando melhorar o desempenho e a saúde física, geralmente praticada de forma metódica, sujeita a regras e como preparação para competições) é uma importante prática social e acompanha o desenvolvimento da bicicleta enquanto equipamento e possui relação de benefícios mútuos com o uso da bicicleta como modo de mobilidade.

.


INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS

CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo

A CBC é uma sociedade de caráter desportivo, considerada como entidade nacional de administração do desporto pela Legislação Desportiva
Brasileira e constituída por entidades que dirijam ou pratiquem ciclismo esportivo.


CONTEÚDO SOBRE ESPORTE NO OBSERVABICI

O tema Esporte consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclistas femininas afegãs enviam uma importante mensagem em Campeonato Nacional na Suíça

As irmãs Fariba e Yulduz Hashimi assumiram a liderança no campeonato nacional afegão de ciclismo de estrada sediado em Aigle, Suíça . Elas também deram uma divulgação extremamente necessária sobre a condição das mulheres afegãs continue lendo…

Leia mais

Bicicleta elétrica não proporciona quantidade de exercício recomendada, diz estudo

Usuários de bicicletas elétricas não fazem a quantidade de exercício necessária por semana, além de serem mais propensos a sofrerem acidentes nas ruas. É o que mostra um estudo da Escola de Medicina de Hanover, continue lendo…

Leia mais

Em experimento, benefícios do exercício em ciclistas superaram efeitos negativos da poluição

Por meio de simulações de corrida, em ambiente com entrada de ar controlada, pesquisa constatou que maior quantidade de poluentes não alterou desempenho esportivo e fisiológico dos ciclistas. Autor: Júlio Bernardes Arte: Ana Júlia Maciel continue lendo…

Leia mais

Caminhar e andar de bicicleta: a nova prescrição médica no Reino Unido

Os médicos de família no Reino Unido vão passar a prescrever caminhadas e passeios de bicicleta aos seus pacientes como parte de um projeto-piloto do governo. O objetivo é melhorar a saúde mental e física continue lendo…

Leia mais

São Paulo: Ciclovia do Rio Pinheiros vira pista de treino, lota e causa embate entre usuários

Por Caio Guatell. Com a popularização do ciclismo de estrada e a falta de locais seguros para sua prática na cidade de São Paulo, a ciclovia do rio Pinheiros foi transformada numa espécie de centro continue lendo…

Leia mais

Polêmica do uso de capacete

Dentre os quase 3 mil ciclistas que participaram de um passeio organizado pela Shimano Fest, em São Paulo, no domingo, 21 de agosto, eram raros aqueles que não usavam capacete. O item, no entanto, não continue lendo…

Leia mais

Cianorte lança Desafio do Pedal para a Semana do Ciclista

Já estão abertas as inscrições on-line para o Desafio do Pedal da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL): https://forms.gle/eZxNEb6e7XV19PdA7. A iniciativa, alusiva ao Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto), visa incentivar o uso da continue lendo…

Leia mais

Bicicleta, uma paixão nacional!

No final desta semana, mais precisamente no 3 de junho, comemoramos o dia mundial da bicicleta. Ele foi instituído em 2018 para incentivar o uso desse meio de transporte. Mas precisamos adotar algumas medidas para continue lendo…

Leia mais

Profissão Repórter mostra a rotina de risco de atletas do ciclismo de estrada, que dividem espaço com veículos em alta velocidade nos treinos

Nesta terça-feira (24), o Profissão Repórter vai falar sobre profissões que envolvem o perigo, e alguns dos profissionais entrevistados são ciclistas profissionais, que diariamente dividem espaço com carros e caminhões que transitam em alta velocidade continue lendo…

Leia mais

Prefeitura de Divinópolis sanciona lei que reserva espaço para prática de manobras com bicicletas

A Prefeitura de Divinópolis, pelo Gabinete do Prefeito, sancionou a Lei nº 9.040, de 17 maio de 2022, que autoriza o Poder Executivo Municipal a destinar espaço para a prática de manobras com bicicletas, wheeling continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 11