Esporte

O uso da bicicleta para o esporte (atividade física visando melhorar o desempenho e a saúde física, geralmente praticada de forma metódica, sujeita a regras e como preparação para competições) é uma importante prática social e acompanha o desenvolvimento da bicicleta enquanto equipamento e possui relação de benefícios mútuos com o uso da bicicleta como modo de mobilidade.

.


INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS

CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo

A CBC é uma sociedade de caráter desportivo, considerada como entidade nacional de administração do desporto pela Legislação Desportiva
Brasileira e constituída por entidades que dirijam ou pratiquem ciclismo esportivo.


CONTEÚDO SOBRE ESPORTE NO OBSERVABICI

O tema Esporte consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Estudo mostra benefícios do ciclismo para pessoas com diabetes

Pesquisadores avaliaram os benefícios do ciclismo em um grande estudo de pacientes com diabetes, publicado recentemente no JAMA Internal Medicine. Esse estudo foi feito com mais de cem mil pessoas com diabetes de dez diferentes continue lendo…

Leia mais

Marcha ciclística no Iêmen envia mensagem de paz a um país em guerra

Dezenas de ciclistas iemenitas partiram da capital do país, Sanaã, nesta quarta-feira (25) com um objetivo comum: enviar uma mensagem de paz neste país em guerra há sete anos. Os ciclistas percorrerão os 320 quilômetros continue lendo…

Leia mais

Mobilidade ativa: como transformar rotina de transporte em exercício físico

Por Kelly Fernandes. Incluir exercícios físicos na rotina pode ser algo desafiador diante da quantidade de tempo utilizada para dar conta de atividades como trabalhar, estudar, cozinhar, limpar etc. Porém, pequenas mudanças no dia a continue lendo…

Leia mais

A história da bicicleta em 10 momentos marcantes

Esse veículo de propulsão humana que hoje briga por espaço nas ruas das cidades, nasceu antes do carro. No início era apenas lazer, mas depois da devastação que as duas grandes guerras deixaram, especialmente na continue lendo…

Leia mais

Aumento do número de caminhantes e ciclistas impulsiona economia suíça

Cerca de 57% dos residentes suíços disseram praticar caminhadas em 2019, fazendo uma média de 15 caminhadas por ano por uma média de três horas cada, disse o ASTRA em um relatórioLink externo publicado na semana passada. continue lendo…

Leia mais

Esporte, transporte e turismo, estruturas para bicicleta avançam no Brasil

A pandemia representou um grande incentivador para a promoção ao uso da bicicleta em muitas cidades. No Brasil, as vendas também aumentaram, ao ponto de estoques perto do zero serem a grande tendência nas lojas. continue lendo…

Leia mais

Ciclistas ao redor do mundo estão fazendo pedaladas mais longas

Um levantamento de tendências do Google Maps detectou que mais pessoas estão usando a bicicleta percorrendo distâncias mais longas. Houve um aumento global de 10% na quilometragem pedalada ao redor do mundo. A ferramenta de continue lendo…

Leia mais

Henrique Avancini, Jaqueline Mourão e Luiz Cocuzzi são os nomes do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) divulgou a convocação dos atletas do mountain bike para as Olimpíadas de Tóquio na tarde desta segunda-feira, 31 de maio. O ranking de classificação olímpica foi finalizado após a continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Panorama do ciclismo de estrada na Região Metropolitana de Florianópolis”

Finalidade da pesquisa Pesquisa para a Dissertação de Mestrado vinculada ao Núcleo de Ecologia Humana e Sociologia da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina.     Descrição da continue lendo…

Leia mais

Brasil conquista três vagas no MTB para Olimpíadas de Tóquio

O ranking de classificação olímpica foi finalizado e o Brasil conseguiu três vagas no MTB, sendo duas no masculino e outra no feminino, de acordo com informação divulgada pela União Ciclística Internacional (UCI), nesta terça-feira, continue lendo…

Leia mais
1 5 6 7 8 9 11