Esporte

O uso da bicicleta para o esporte (atividade física visando melhorar o desempenho e a saúde física, geralmente praticada de forma metódica, sujeita a regras e como preparação para competições) é uma importante prática social e acompanha o desenvolvimento da bicicleta enquanto equipamento e possui relação de benefícios mútuos com o uso da bicicleta como modo de mobilidade.

.


INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS

CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo

A CBC é uma sociedade de caráter desportivo, considerada como entidade nacional de administração do desporto pela Legislação Desportiva
Brasileira e constituída por entidades que dirijam ou pratiquem ciclismo esportivo.


CONTEÚDO SOBRE ESPORTE NO OBSERVABICI

O tema Esporte consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Excesso de tecnologia tem transformado a bicicleta em outra máquina

Por Caio Guatelli. Um dispositivo que modifica a altura do selim durante a pedalada, o dropper post, se tornou protagonista na vitória do esloveno Matej Mohorič na Milão-São Remo —prova clássica do ciclismo de estrada, continue lendo…

Leia mais

Dia das mulheres no ciclismo: Luta pelo Respeito

Sem dúvidas o ciclismo avançou muito nos últimos anos em relação ao respeito pelas mulheres ciclistas. No entanto há um longo caminho a percorrer. Se por um lado as grandes provas e equipes passaram a continue lendo…

Leia mais

Strava’s Year In Sport 2021 charts trajectory of ongoing sports boom

Strava, the leading social platform for over 95 million athletes and the largest sports community in the world, today released its annual Year in Sport data report, revealing that the pandemic-era sports boom shows no continue lendo…

Leia mais

Ciclistas terão opções mais seguras para pedalarem nas estradas de São Paulo

O Grupo CCR, em parceria com o governo do Estado de São Paulo, lança neste sábado (11), a primeira CicloRota CCR, cujo objetivo é oferecer mais segurança e proporcionar uma nova experiência aos ciclistas que continue lendo…

Leia mais

Cidade que vai sediar a Copa do Mundo de Mountain Bike perde única ciclofaixa para estacionamento rotativo durante Natal Imperial

A Prefeitura de Petrópolis confirmou na noite de quarta (01), que parte da Avenida Barão do Rio Branco, onde passa a ciclofaixa, será transformada em estacionamento explorado pela Sinalpark durante os fins de semana de continue lendo…

Leia mais

Projeto da UFMG Mountain Bike Futuro está com inscrições abertas

O projeto de extensão Mountain Bike Futuro, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, destinado à formação de ciclistas, está com inscrições abertas em diversos horários. A atividade de extensão é voltada ao continue lendo…

Leia mais

É hora de pedalar!

Depois de quase dois anos vivendo tempos “atípicos” devido a pandemia, está na hora de unir a família e praticar atividade de forma saudável. Dia 31 de outubro, a partir das 8h00, acontece um grande continue lendo…

Leia mais

Ciclismo feminino ganha cada vez mais espaço, mas mulheres ainda têm que lidar com assédio nas ruas

A tradicional Paris-Roubaix terá sua primeira edição dedicada às mulheres. A estreia feminina era para ter acontecido em 2020, mas foi adiada no ano passado e também em abril deste ano. A participação das mulheres continue lendo…

Leia mais

A complexa operação que salvou dezenas de jovens ciclistas das garras do Talibã

Um SMS com um pedido de ajuda urgente desencadeou uma série de eventos que levaram ao ousado resgate e evacuação de 165 pessoas – dentre elas dezenas de jovens ciclistas – do Afeganistão. Há algumas continue lendo…

Leia mais

Pesquisadores da UFRGS criam equipamento que ajuda ciclista a pedalar melhor e com segurança

Uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) resultou na criação de um dispositivo que pode ajudar ciclistas a pedalarem melhor e de forma mais segura. continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 11