Esporte

O uso da bicicleta para o esporte (atividade física visando melhorar o desempenho e a saúde física, geralmente praticada de forma metódica, sujeita a regras e como preparação para competições) é uma importante prática social e acompanha o desenvolvimento da bicicleta enquanto equipamento e possui relação de benefícios mútuos com o uso da bicicleta como modo de mobilidade.

.


INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS

CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo

A CBC é uma sociedade de caráter desportivo, considerada como entidade nacional de administração do desporto pela Legislação Desportiva
Brasileira e constituída por entidades que dirijam ou pratiquem ciclismo esportivo.


CONTEÚDO SOBRE ESPORTE NO OBSERVABICI

O tema Esporte consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

União Ciclista Internacional (UCI) quer acabar com as ligações aéreas nas grandes provas

As reuniões entre a União Ciclista Internacional (UCI), os organizadores das grandes voltas, Giro (RCS Sports), Tour (ASO) e Vuelta (Unipublic), e os representantes das equipas (AIGCP) e dos ciclistas profissionais (CPA) não tiveram os continue lendo…

Leia mais

NG promove aulas de bicicleta em diversas escolas a fim de ajudar no desenvolvimento integral das crianças

O projeto Rodinha Zero é do Instituto Aromeiazero e busca reconectar a infância com espaços públicos. Por meio da bicicleta é possível potencializar a evolução motora, cognitiva e afetiva das crianças. Além disso, também é continue lendo…

Leia mais

12 dicas para vencer a preguiça e sair de bicicleta

Ela pode ser forte e insistente. Seja como for, pode ser difícil, mas não é impossível, e você sabe o gosto que tem a conquista de dizer não para a indisposição, sair da cama, se continue lendo…

Leia mais

Ser atleta de fim de semana também faz bem ao coração

Praticar exercícios durante a semana exige tempo e organização, dois fatores nem sempre presentes numa rotina corrida. Por isso, muita gente prefere fazer atividade física no fim de semana, quando tem mais horas disponíveis. Mas continue lendo…

Leia mais

“O ciclismo profissional de estrada no Brasil está morto”, lamenta brasileiro Nícolas Sessler

Mas o ciclista lamenta que, apesar da paixão do Brasil pela bicicleta, o país está longe de ser uma potência no esporte. “O que é o ciclismo profissional de estrada no Brasil? Está morto há continue lendo…

Leia mais

Vídeo: detidos quando se preparavam para derramar 400 litros de óleo sobre ciclistas

A Polícia Nacional de Espanha impediu uma tentativa de sabotagem da 3.ª etapa da Vuelta, que decorreu na segunda-feira. Por cima de um viaduto na zona de Lérida, na Catalunha, foram colocados dois bidons com continue lendo…

Leia mais

Lei cria área de proteção ao ciclista de competição em João Pessoa

Foi promulgada, nesta sexta-feira (25), uma lei que cria uma Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) na PB-008, em João Pessoa. Ao todo são 12 km, no somatório ida e volta entre a continue lendo…

Leia mais

Campos do Jordão a um mês de um dos mais importantes eventos de ciclismo do Brasil

Campos do Jordão pela sexta vez será palco de um dos mais importantes eventos de ciclismo do Brasil, que traz para os amantes do ciclismo a oportunidade de experimentar a atmosfera grandiosa do Tour de continue lendo…

Leia mais

Eventos de ciclismo destacam e fortalecem destinos turísticos do Piauí

Neste sábado, 19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, prática que tem movimentado o turismo esportivo no Piauí e fortalecido os destinos com a realização de eventos voltados para o segmento. E continue lendo…

Leia mais

Homens podem reduzir o risco de nove cânceres andando de bicicleta, correndo ou nadando, diz estudo

Corredores, nadadores e ciclistas do sexo masculino podem reduzir o risco de nove tipos de câncer, sugere um novo estudo. Os pesquisadores descobriram que homens com boa aptidão cardiorrespiratória têm muito menos probabilidade de desenvolver continue lendo…

Leia mais
1 2 3 11