Esporte

O uso da bicicleta para o esporte (atividade física visando melhorar o desempenho e a saúde física, geralmente praticada de forma metódica, sujeita a regras e como preparação para competições) é uma importante prática social e acompanha o desenvolvimento da bicicleta enquanto equipamento e possui relação de benefícios mútuos com o uso da bicicleta como modo de mobilidade.

.


INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS

CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo

A CBC é uma sociedade de caráter desportivo, considerada como entidade nacional de administração do desporto pela Legislação Desportiva
Brasileira e constituída por entidades que dirijam ou pratiquem ciclismo esportivo.


CONTEÚDO SOBRE ESPORTE NO OBSERVABICI

O tema Esporte consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclismo: 6 mitos e verdades sobre a atividade física

Diferentemente do que pensamos, o ciclismo não serve só para tornear pernas. É também um aliado para eliminar gordura abdominal. “Praticar 3 vezes por semana, com duração de 50 minutos, já diminui a barriguinha saliente”, continue lendo…

Leia mais

Ciclista pedala 646 km e sobe 26.563 m em 78 horas no Rio de Janeiro

Não sabendo ser impossível, foi lá e fez. Na segunda-feira (24), o ciclista Túlio Raunyr, de 32 anos, que pratica ciclismo há 19 anos, registrou 646,1 quilômetros em pouco mais de 78 horas. Durante o continue lendo…

Leia mais

Strava reconhece dinossauro como o maior desenho de GPS já feito de bicicleta

Entre outubro e novembro do ano passado, quatro amigos aceitaram o desafio de “desenhar” no Strava um enorme dinossauro bem no meio da França. Maxime Brugère, Florent Arnaud, Franck Delome e Nicolas Meunier levaram seis continue lendo…

Leia mais

Strava lança o desafio “Volta ao Mundo” em 30 dias

O Strava, plataforma social para atletas, está desafiando a comunidade a deixar o carro na garagem e ir ao trabalho correndo, pedalando ou andando. Com foco no Dia da Terra, que é celebrado em 22 continue lendo…

Leia mais

UCI lança relatório com os impactos positivos gerados pelas provas de ciclismo

Para demonstrar os benefícios diretos que as provas de ciclismo trazem para as cidades onde os eventos são realizados, a UCI acaba de lançar um relatório com o balanço dos impactos econômicos e sociais dos continue lendo…

Leia mais

Entenda as regras para treinamento de ciclistas competidores

No quadro Dúvidas no Trânsito, o especialista Márcio Dias explicou como ciclitas competidores podem treinar nas ruas e ciclovias.

Leia mais

Conheça benefícios e riscos de pedalar na Ciclovia Rio Pinheiros

As excelentes condições de topografia, infraestrutura e segurança pública tornaram a Ciclovia Rio Pinheiros o local mais procurado por atletas do ciclismo de estrada da Grande São Paulo. O fato de usarem os 22,5 quilômetros continue lendo…

Leia mais

Boato sobre ciclistas trans engana e distorce regras de evento esportivo

Não é verdade que uma foto mostre duas atletas trans que venceram uma “competição feminina de ciclismo” na Inglaterra, como alegam posts nas redes sociais. Na realidade, o evento era independente e promoveu uma disputa continue lendo…

Leia mais

Aliança Bike lança Caderno Técnico inédito sobre construção de Pump Tracks

O Caderno Técnico de Pump Track é o primeiro documento em português sobre o tema e tem como objetivo ser uma referência para a construção de pump tracks no Brasil. A publicação traz parâmetros de continue lendo…

Leia mais

Pump tracks: Seminário vai lançar documento inédito com diretrizes para a construção de pistas

No próximo dia 15 de março (quarta-feira), às 10h, a Aliança Bike promoverá um Seminário Online para o lançamento exclusivo do Caderno Técnico de Pump Tracks. Além de ampliar o entendimento sobre esse tipo de continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 11