Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Bicicletas estão cada vez mais caras em Quelimane, Moçambique

Quem é de Quelimane sabe andar de bicicleta. O visitante que não circula numa bicicleta-táxi não chegou a Quelimane. É o que se diz na capital provincial da Zambézia. Quatro em cada cinco famílias dos continue lendo…

Leia mais

Governo Federal amplia redução linear do IPI para 35%, alcançando a maior parte dos produtos do mercado de bicicletas

A bicicleta convencional, contudo, não foi incluída nesta segunda redução. Nesta sexta-feira o governo federal publicou o decreto 11.055, de 28 de abril de 2022 ampliando a redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados), de 25 para continue lendo…

Leia mais

Ciclo-elétricos, se não agirmos será mais uma tragédia anunciada

O Brasileiro tem uma tendência natural a adotar o modismo superficial que facilmente é absorvido na sua vida e incorporação a atividade diária. Na maioria das vezes ao adota-lo não se estabelece uma reflexão profundas continue lendo…

Leia mais

Bicicleta a morte lenta do planeta

Por Luiz Papillon. Hoje primeiro de abril é considerado o dia da mentira no Brasil. Levantamos hoje um dos boatos mais difundidos do mundo da bicicleta nos últimos anos. Será que é verdade ou fake? continue lendo…

Leia mais

Conheça o Cicloturismo Dona Francisca, o novo circuito da cidade de Joinville

Após anos no papel, o projeto idealizado pela Associação Pedala Joinville, em parceria com a prefeitura do município, é finalmente lançado. O evento de lançamento ocorreu na última terça-feira (29) na casa Kruger, distrito de continue lendo…

Leia mais

Vale a pena fazer um seguro para a bicicleta? Veja quanto custa e os requisitos

Tradicionalmente ligada ao lazer, a bicicleta tem se transformado nos últimos anos em opção de veículo para mobilidade urbana e, para muitos, ferramenta de trabalho. A ampliação da rede cicloviária nas cidades é um estímulo continue lendo…

Leia mais

Agência Internacional de Energia (AIE) aponta o incentivo ao uso bicicletas como uma das formas de reduzir o consumo de petróleo

Devido à crise energética, em decorrência da invasão russa à Ucrânia, a AIE lançou um plano de dez medidas emergenciais para diminuir o uso global de petróleo. Estima-se que, se adotadas, a demanda reduzirá o continue lendo…

Leia mais

Bikes elétricas batem novo recorde no Brasil em 2021: 40 mil vendidas

Em todo o Brasil, foram comercializadas 40.981 unidades de bicicletas elétricas em 2021, entre produção nacional e importações. É o recorde de vendas do produto no país e um aumento de 27,3% em relação a continue lendo…

Leia mais

Polo Industrial de Manaus tem maior produção de bicicletas desde 2013

Ao registrar a produção de 125.149 bicicletas no primeiro bimestre do ano, as fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) contabilizaram um crescimento de 10,7% na comparação com o mesmo período do ano passado continue lendo…

Leia mais

2022 pode ser ano das bicicletas elétricas no Brasil

O ano de 2022 mal começou e já está confirmando que será o ano das bicicletas elétricas no Brasil. Seja nas ruas, trilhas, estradas ou notícias relacionadas ao ciclismo, esse tipo de bike vem ganhando continue lendo…

Leia mais
1 16 17 18 19 20 46