Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Entrega de bicicleta não garante nem um PF

Muita gente que trabalha entregando comida de bicicleta, não tem condições nem de comprar um PF. Assista a reportagem nas ruas da cidade.

Leia mais

Bicicletas reformadas por detentos são doadas a crianças de Itajubá

Detentos do Presídio de Itajubá, no Sul de Minas, estão reformando bicicletas apreendidas durante os trabalhos da Guarda Municipal, que já estavam se depreciando nos depósitos da instituição por conta do tempo. Após o processo continue lendo…

Leia mais

Bicicletas viram aliadas de quem busca uma forma ágil e barata de andar por Fortaleza

Cada vez mais utilizadas como meio de transporte e não só para esporte e lazer, as bicicletas têm papel fundamental na melhoria da mobilidade urbana. Além de serem uma forma de locomoção limpa e sustentável, continue lendo…

Leia mais

Governo Federal oficializa novas reduções de impostos solicitadas pela Aliança Bike

No dia 27 de outubro o Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (GECEX), órgão do Ministério da Economia, publicou a Resolução Nº 412 oficializando a isenção de imposto de importação para três componentes continue lendo…

Leia mais

Carta ao governo Lula pede ações em favor da bicicleta

A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) enviou ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, uma carta aberta para que, a partir de 1º de janeiro, o novo governo coloque em prática continue lendo…

Leia mais

Sabe aquela carroça que ocupa a ciclovia?

Em 2011 e 2014, logo que as ciclovias começaram a ocupar as ruas de São Paulo, os ciclistas começaram a notar que as novas faixas para bicicletas também estavam sendo usadas por cadeirantes, pedestres e continue lendo…

Leia mais

Bicicleta junto com carros e motos na frota da Uber

A bicicleta faz parte da rotina do carioca. A cidade possui 450 km de ciclovias. Foi também uma das pioneiras do país a ofertar o aluguel atualmente explorado pela concessionária Tembici. Além da prática de continue lendo…

Leia mais

Pesquisa britânica revela que um em cada três motoristas acredita que ciclistas deveriam ser banidos das vias públicas

Uma pesquisa realizada para o Panorama da BBC revelou que 33% dos 12.500 motoristas entrevistados acreditam que ciclistas não deveriam ser permitidos nas vias públicas e que estes deveriam ficar restritos às ciclovias e vias continue lendo…

Leia mais

Portugal é o “maior produtor de bicicletas” da UE e “o país que menos as utiliza” como meio de transporte

“Boas notícias: Portugal é o maior produtor de bicicletas da União Europeia! Más notícias: É o país da União Europeia que menos as utiliza como meio de transporte! Este assunto não pode ficar na gaveta continue lendo…

Leia mais

Banco do Brasil lança financiamento para bicicletas, patinetes e motos

O Banco do Brasil lançou esta semana o BB Crédito Mobilidade, linha de financiamento voltada para aquisição de itens de mobilidade, como bicicletas, patinetes, scooters elétricas ou mecânicas e motos abaixo de 125 cilindradas. “Avaliamos continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13 14 46