Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Primeira ciclofaixa de Antonina (PR) registra aumento de 30% nas viagens diárias

A estrutura, implantada em maio deste ano, além de atrair mais ciclistas abriu caminho para mais uma série de investimentos em políticas cicloviárias Conhecida como a “Cidade das Bicicletas”, Antonina, no litoral do Paraná, teve continue lendo…

Leia mais

Pesquisa Anual de Comércio Varejista de bicicletas 2022

Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para as lojas de bicicletas de todo o país. Por conta da pandemia de Covid-19, continue lendo…

Leia mais

Linha de bicicletas elétricas ‘recicladas’ chega ao mercado

Enquanto a maioria das empresas do ramo de bicicletas elétricas se preocupa em oferecer produtos focados em mobilidade e, no papel, com consciência ambiental em mente, o negócio pode não ser tão sustentável assim. No continue lendo…

Leia mais

Produção de bicicletas cai 28% nas fábricas de Manaus; Abraciclo acredita em cenário mais favorável em 2023

As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 53.134 unidades em novembro deste ano, uma queda de 28,3%. Dado é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e continue lendo…

Leia mais

Circuito de cicloturismo Raízes Coloniais é inaugurado no Vale do Rio Pardo (RS)

Com uma variedade de serviços e apoio da comunidade local, o circuito é a mais nova alternativa de cicloturismo do estado   O circuito Raízes Coloniais finalmente será inaugurado no próximo sábado, dia 17 de continue lendo…

Leia mais

Lojistas: respondam a pesquisa anual da Aliança Bike

Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para o comércio varejista de bicicletas. Seguindo a tendência desde a pandemia de Covid-19, a continue lendo…

Leia mais

Qual o custo do tempo perdido no trânsito?

Por Cristiano Scarpelli.   O chamado custo do tempo perdido no trânsito é, na verdade, um custo de oportunidade, o qual se relaciona com o tempo destinado a outras atividades das quais a pessoa abre continue lendo…

Leia mais

Cabo Verde: Turismo comunitário em bicicleta

“Cycling CV Tourism” é um projeto que usa o ciclismo para ajudar os turistas a conhecerem os bairros periféricos da Cidade da Praia, e ainda promove o turismo sustentável.

Leia mais

As 5 principais tendências para o mercado de bicicletas, segundo Rafael Metzger (Weight Weenies Brasil)

Assim como todo mundo foi afetado pela pandemia da Covid-19, o mercado de bicicletas teve as suas consequências. Se por um lado as bikes avançaram na mobilidade, por outro tiveram um déficit em relação às continue lendo…

Leia mais

Ir de bicicleta ao trabalho melhora até a produtividade

Um estudo publicado no fim de 2021 pela Universidade de Darthmouth, nos Estados Unidos, revelou que colaboradores que vão ao trabalho de bicicleta podem ser mais produtivos. A pesquisa avaliou a rotina de 275 profissionais, continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 46