Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

“Um Dia Sem Carro” terá passeio ciclístico gratuito no Rio, no dia 25

Um passeio ciclístico, com a previsão de participação de cinco mil pessoas, está programado para acontecer no dia 25 de setembro, no Aterro do Flamengo. As inscrições estão abertas e são gratuitas, devendo ser feitas continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial Sem Carro: entenda a data, celebrada no próximo dia 22

Por Felipe Alves Na área da mobilidade, como em qualquer outra, existem as datas comemorativas, com diferentes motivos ou motivações . A data da invenção da bicicleta – 12/06/1817 – também é lembrada. Há até continue lendo…

Leia mais

Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022: eventos e notícias

O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…

Leia mais

Visão Zero: segurança viária levada a sério

Por Felipe Alves Em contraponto às campanhas de segurança viária citadas semana passada, que insistem na responsabilidade compartilhada das pessoas no trânsito, vou falar do programa Visão Zero. Adotado pelo parlamento sueco em 1997, adota continue lendo…

Leia mais

Ford cria campanha para substituir o automóvel em viagens curtas

Não é novidade o fato de que, nas cidades, os veículos automotores são os principais emissores de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Sem esquecer dos problemas causados pelos congestionamentos. Com isto continue lendo…

Leia mais

O mito da responsabilidade compartilhada no trânsito

Por Felipe Alves Estamos no mês do Maio Amarelo, campanha de segurança viária coordenada entre o poder público e determinados setores da sociedade civil, que nas palavras do próprio movimento tem a proposta de “chamar continue lendo…

Leia mais

Maio Amarelo 2022: nove anos do movimento que salva vidas – Baixe os conteúdos da campanha

A edição de 2022 traz personagens reais para alertar sobre a importância de seguir as regras   Estamos muito alegres. Depois de dois anos – 2020 e 2021 – em que as ações do Movimento continue lendo…

Leia mais

Florianópolis e o desafio de tirar carros das ruas

Entrevista com Laís Ribeiro. A capital tem uma população estimada em 516 mil habitantes (IBGE, 2021), mas convive com os fluxos de mais de 1,2 milhão de pessoas que habitam sua região metropolitana, além das continue lendo…

Leia mais

O vendedor mentiu: scooter elétrica precisa de placa e CNH

As scooter elétrica estão invadindo as ruas e cidades do Brasil, em todas as regiões. São veículos leves, econômicos, que dispensam gasolina e que, erroneamente, muitas pessoas acreditam dispensar a necessidade de CNH ou itens continue lendo…

Leia mais

As ciclovias são culpadas pelo congestionamento urbano?

Por David Metz. Em 2021, o motorista médio de Londres passou 148 horas nos engarrafamentos — o dobro da média nacional, de acordo com um novo relatório da Inrix, uma empresa que analisa o tráfego rodoviário. Essas continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 14