Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Desde 2019, piloto automático da Tesla causou 17 mortes em 736 acidentes

O Washington Post publicou um levantamento indicando que falhas no piloto automático de carros da Tesla, empresa de Elon Musk, causaram 736 acidentes nos Estados Unidos desde 2019. As informações foram divulgadas no sábado (10.jun.2023) continue lendo…

Leia mais

Como transformar uma rua para priorizar as pessoas

O urbanista Oto Ozols, de Riga, na Letônia, criou este curiosíssimo vídeo para mostrar as possibilidade de transformação da rua Matisa e do Mercado Vidzeme em sua cidade. É quase um disparate comparar a histórica continue lendo…

Leia mais

O carro como último da lista de prioridades nas cidades

A arquiteta Maria Helena da Rocha Paranhos, que mora em Berlim (Alemanha) e esteve há poucos dias em Florianópolis, fala nesta entrevista sobre os desafios da mobilidade urbana. A senhora fala que o gestor público continue lendo…

Leia mais

Nem sempre carro é sonho de quem usa transporte

Ao incluir financiamento para renovação da frota de ônibus, o novo programa do carro popular traz boas notícias para brasileiros que utilizam transporte público. Ônibus, trem e metrô são os meios de transporte que a continue lendo…

Leia mais

10 erros comuns dos motoristas em Campo Grande que podem ser fatais para quem está de bicicleta

Uma sequência de erros motivou a morte do jovem ciclista Wyllyan Caldeiras, de 18 anos, no bairro Nova Campo Grande. Ele perdeu a vida ao ser atropelado por um ônibus depois que foi arremessado pela continue lendo…

Leia mais

Brasil, um “país autorama”?

Por Uirá Lourenço. Na via que margeia o autódromo de Brasília os carros passam em alta velocidade. Não há calçadas em boa parte da via, e também não existe ciclovia. O jeito é se espremer continue lendo…

Leia mais

Maio Amarelo: Reduzir os danos de sinistro no trânsito é reduzir velocidade

Assim, entendemos que o enfoque deva ser no desenvolvimento de cidades com mobilidade segura, um transporte seguro para todos os usuários das vias. Essa estratégia considera uma vulnerabilidade das pessoas às lesões graves no trânsito continue lendo…

Leia mais

Plano de Lula de incentivar carro popular prejudica os mais pobres

Por Roberto Andrés. Pacote que governo federal deve anunciar para incentivar produção de carros populares é mais um capítulo da longa lista de privilégios de que a indústria automobilística desfruta no Brasil, com impactos negativos continue lendo…

Leia mais

5 mitos sobre a redução de velocidades

Mas a população, em especial condutores, costuma rechaçar iniciativas que reduzam a velocidade — talvez por não perceber os benefícios dessas práticas —, o que faz do tema um tabu, também, entre governantes e outros continue lendo…

Leia mais

Esqueça o carro: 10 motivos para não incentivar a venda de automóveis

Por Kelly Fernandes. Automóveis não são capazes de garantir a livre circulação da população brasileira, portanto não deveriam ocupar espaço de destaque em políticas públicas e econômicas. Como justificativa, apresento dez argumentos. Primeiro deles está continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 19