Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade
Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carrosil Escola – Reportade do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2024
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas
Vereador Jorge Quintino aprova Projeto de Lei que institui o Dia Sem Carro em Caruaru
O Vereador Jorge Quintino (SD), demonstrou seu compromisso com a mobilidade sustentável e o bem-estar da comunidade ao aprovar o Projeto de Lei que institui o “Dia Sem Carro” em Caruaru. Esta iniciativa pioneira visa continue lendo…
Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023: eventos e notícias
O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…
Quais são os impactos do programa de incentivo ao carro popular na mobilidade urbana?
Congestionamento: Muitas cidades brasileiras já enfrentam problemas de congestionamento, especialmente nas áreas urbanas densamente povoadas. O aumento do número de carros pode agravar ainda mais essa situação, causando atrasos no trânsito, aumento do tempo de continue lendo…
Ciclovias prejudicam o comércio?
A retirada dos carros torna as fachadas mais visíveis e o aspecto visual mais agradável, atraindo pessoas. Boa parte do nosso espaço viário é dedicado para carros estacionados, um subsídio regressivo recebido por motoristas. Apenas continue lendo…
Desde 2019, piloto automático da Tesla causou 17 mortes em 736 acidentes
O Washington Post publicou um levantamento indicando que falhas no piloto automático de carros da Tesla, empresa de Elon Musk, causaram 736 acidentes nos Estados Unidos desde 2019. As informações foram divulgadas no sábado (10.jun.2023) continue lendo…
Como transformar uma rua para priorizar as pessoas
O urbanista Oto Ozols, de Riga, na Letônia, criou este curiosíssimo vídeo para mostrar as possibilidade de transformação da rua Matisa e do Mercado Vidzeme em sua cidade. É quase um disparate comparar a histórica continue lendo…
O carro como último da lista de prioridades nas cidades
A arquiteta Maria Helena da Rocha Paranhos, que mora em Berlim (Alemanha) e esteve há poucos dias em Florianópolis, fala nesta entrevista sobre os desafios da mobilidade urbana. A senhora fala que o gestor público continue lendo…
Nem sempre carro é sonho de quem usa transporte
Ao incluir financiamento para renovação da frota de ônibus, o novo programa do carro popular traz boas notícias para brasileiros que utilizam transporte público. Ônibus, trem e metrô são os meios de transporte que a continue lendo…
10 erros comuns dos motoristas em Campo Grande que podem ser fatais para quem está de bicicleta
Uma sequência de erros motivou a morte do jovem ciclista Wyllyan Caldeiras, de 18 anos, no bairro Nova Campo Grande. Ele perdeu a vida ao ser atropelado por um ônibus depois que foi arremessado pela continue lendo…
Brasil, um “país autorama”?
Por Uirá Lourenço. Na via que margeia o autódromo de Brasília os carros passam em alta velocidade. Não há calçadas em boa parte da via, e também não existe ciclovia. O jeito é se espremer continue lendo…