Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/09/corona-com-banner-cz.png)
Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carrosil Escola – Reportade do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2023/05/vide-original-05-22-23-at-0636-pm-1-350x230.jpg)
5 mitos sobre a redução de velocidades
Mas a população, em especial condutores, costuma rechaçar iniciativas que reduzam a velocidade — talvez por não perceber os benefícios dessas práticas —, o que faz do tema um tabu, também, entre governantes e outros continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2023/05/vide-original-05-13-23-at-0119-pm-1-350x230.jpg)
Pedalar não é perigoso, o perigo reside em compartilhar as vias liberadas a motoristas velozes e furiosos
Por Renata Falzoni. Maio Amarelo é o mês daquele festival de campanhas, focadas em repetir regrinhas de boas maneiras estilo, “pedestre atravesse na sua faixa”, “motorista use cinto de segurança”, “motociclista use capacete”. O principal continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2023/04/vide-original-04-17-23-at-1137-am-1-350x230.jpg)
SUVs estão cada vez mais perigosos para ciclistas, aponta estudo
As estradas dos Estados Unidos mostraram uma tendência a ficarem mais seguras depois que um pico de mortes no trânsito aconteceu em 2020. Entretanto, enquanto menos pessoas estão morrendo, as diminuições não estão afetando a continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/noticia-disponivel-350x230.png)
A culpa é dos pedestres
Por Gabriela Tenorio. No meio do Plano Piloto de Brasília tem uma rodovia com 7 faixas: o Eixo Rodoviário (Eixão). Ele possui 13,5 Km de extensão, velocidade de 80 km/h e é ladeado por mais continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2023/03/vide-public-original-03-30-23-at-1018-am-1-350x230.jpg)
Países que pagam para você trocar o carro por uma bicicleta
Atualmente, todos sabem que os carros são bastante importantes para a locomoção de toda população e facilita muito a vida da sociedade. Mas, é fato que os veículos também são altamente prejudiciais para o meio continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2023/03/vide-public-original-03-20-23-at-1207-pm-002-1-350x230.jpg)
Guerra contra carros: os países europeus que pagam para você usar bicicleta
De olho nas mudanças climáticas e planejando a mobilização urbana, alguns países oferecem subsídios que vão da compra de bicicletas a remuneração extra no salário no fim do mês para quem decide pedalar de casa continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2023/03/vide-public-original-03-02-23-at-1058-am-1-350x230.jpg)
Rodoviarismo, a cara do Brasil
O fato é que, ao longo das décadas, as estradas não se somaram às ferrovias, mas as substituíram. O Brasil tem a quarta maior malha rodoviária do mundo, e 90% dos passageiros se deslocam por continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2023/02/vide-public-original-02-12-23-at-0519-pm-1-350x230.jpg)
Reino Unido pode proibir uso de carros aos domingos
O cerco os carros com motor a combustão está aumentando cada vez mais mundo afora. Depois da proibição da circulação de carros que emitem gases poluentes em várias regiões da Europa, o Reino Unido pode continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2023/02/vide-public-original-02-11-23-at-0543-pm-1-350x230.jpg)
Não se mexe no espaço de carros
Por Renata Falzoni. Se no passado as calçadas eram inexistentes, desconectadas, e os ciclistas eram obrigados a dividir o espaço com motoristas velozes e inconsequentes, hoje existe um esforço tímido para conectar as rotas dos continue lendo…