Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Carrodependência: MPDFT faz debate para estimular mobilidade ativa

Com o objetivo de discutir soluções para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal e superar a dependência do automóvel na capital do país, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove, na continue lendo…

Leia mais

Troca o carro pela bike? Moradores do litoral de SP contam a paixão pela ‘magrela’

Seja por praticidade, saúde ou até mesmo consciência ambiental, diversos moradores da Baixada Santista se aproveitam da geografia da região, majoritariamente plana, para tirarem suas bicicletas de casa e fazerem bom uso da “magrela”. Em continue lendo…

Leia mais

Todo dia pode ser um dia sem carro

Era o ano de 1956 quando Israel, com o apoio da França e do Reino Unido, declarou guerra ao Egito, após o país que liga o nordeste da África ao Oriente Médio nacionalizar o Canal continue lendo…

Leia mais

Pela humanização do trânsito

Estamos no período mais importante do ano para quem busca um trânsito mais humano no País. Criada em 1998, juntamente com o Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é o momento em continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: saiba motivos para largar o carro e aderir à e-bike como transporte alternativo

O Dia Mundial Sem Carro é um evento global que ocorre anualmente em 22 de setembro, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados.  A iniciativa continue lendo…

Leia mais

O Dia Mundial sem Carro e a necessidade de políticas de mobilidade urbana

O Dia Mundial sem Carro, comemorado em 22 de setembro, é um alerta para as emissões de CO2 derivadas da queima de combustíveis. Entretanto, sem políticas públicas de mobilidade urbana fica difícil reduzir o uso continue lendo…

Leia mais

Vereador Jorge Quintino aprova Projeto de Lei que institui o Dia Sem Carro em Caruaru

O Vereador Jorge Quintino (SD), demonstrou seu compromisso com a mobilidade sustentável e o bem-estar da comunidade ao aprovar o Projeto de Lei que institui o “Dia Sem Carro” em Caruaru. Esta iniciativa pioneira visa continue lendo…

Leia mais

Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023: eventos e notícias

O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…

Leia mais

Quais são os impactos do programa de incentivo ao carro popular na mobilidade urbana?

Congestionamento: Muitas cidades brasileiras já enfrentam problemas de congestionamento, especialmente nas áreas urbanas densamente povoadas. O aumento do número de carros pode agravar ainda mais essa situação, causando atrasos no trânsito, aumento do tempo de continue lendo…

Leia mais

Ciclovias prejudicam o comércio?

A retirada dos carros torna as fachadas mais visíveis e o aspecto visual mais agradável, atraindo pessoas. Boa parte do nosso espaço viário é dedicado para carros estacionados, um subsídio regressivo recebido por motoristas. Apenas continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 19