Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carros – Reportagem do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2024
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2025
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas

Peter Norton desmonta (peça por peça) a ideia do carro high-tech
O historiador Peter D. Norton ficou conhecido nos Estados Unidos por revelar a incrível trama realizada pela indústria do automóvel no início do século 20 para que aquela inovação motorizada e assustadora fosse aceita pela continue lendo…

‘Imposto do pecado’, também poderá incidir sobre bicicletas,
O imposto seletivo, que está sendo discutido no âmbito da reforma tributária sobre o consumo no Legislativo — também chamado de “imposto do pecado”, pois sobretaxará cigarros e bebidas alcoólicas— também poderá incidir sobre outros continue lendo…

Balanço Semana Nacional de Trânsito: por que a ação não é suficiente para termos resultados efetivos?
Chegamos ao fim de mais uma Semana Nacional de Trânsito e o balanço de 2023 nos faz chegar a algumas conclusões. Este é um período do ano em que se incentiva a sociedade a falar continue lendo…

Carrodependência na mobilidade urbana penaliza pedestres e meio ambiente
O Brasil ocupa a sexta posição no ranking de países que mais venderam carros em 2022. Foram mais de 1,9 milhão de carros e comerciais leves comercializados no período. De acordo com o Ministério da continue lendo…

Mobilidade: Ministério lança documento para estimular uso da bicicleta
O número cada vez maior de carros nas ruas deixa as cidades congestionadas, as pessoas irritadas e o ar mais poluído. Nesta sexta-feira, Dia Mundial sem Carro, vale a reflexão sobre trocar o automóvel por continue lendo…

Mobilidade por bicicleta é debatida na Confederação Nacional de Municípios
Agenda prevê que a bicicleta represente 25% dos meios de mobilidade. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta sexta-feira (22), ativistas pelo uso de bicicletas chegaram sob duas rodas à sede da Confederação Nacional de continue lendo…

Desafio Intermodal: uma forma divertida de medir a eficiência dos meios de transporte
Na próxima segunda-feira (25/09), a ONG Rodas da Paz, promoverá mais uma edição do Desafio Intermodal. A iniciativa é realizada anualmente como parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial sem Carro, e se propõe a continue lendo…

Desafio Intermodal de Curitiba terá patinete, táxi, carro e skate
No dia 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados. As comemorações já acontecem a partir continue lendo…

Carrodependência: MPDFT faz debate para estimular mobilidade ativa
Com o objetivo de discutir soluções para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal e superar a dependência do automóvel na capital do país, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove, na continue lendo…

Troca o carro pela bike? Moradores do litoral de SP contam a paixão pela ‘magrela’
Seja por praticidade, saúde ou até mesmo consciência ambiental, diversos moradores da Baixada Santista se aproveitam da geografia da região, majoritariamente plana, para tirarem suas bicicletas de casa e fazerem bom uso da “magrela”. Em continue lendo…